Brasil já está na segunda onda do novo coronavírus, diz pesquisador da USP

 Dados da pandemia mostram que o novo coronavírus voltou a se propagar intensamente na maioria dos estados do país

Foto: Christiano Antonucci/Secom/Governo de MT

Dados monitorados pelo Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS), considerado um dos principais portais da Covid-19 no Brasil, indicam que o país já está na segunda onda do novo coronavírus.

O alerta é feito pelo pesquisador Domingos Alves, responsável pelo laboratório, administrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Acompanhando os dados há oito meses, ele afirma que o Brasil está vivendo, assim como os Estados Unidos e a Europa, uma nova onda de contágios se baseia na evolução da taxa de reprodução (Rt) do coronavírus no país, que indica que a pandemia voltou a crescer por aqui.

Essa taxa é calculada com base no aumento de novos casos e permite saber quantas pessoas são contaminadas por alguém que já está infectado. Se o índice fica acima de 1, isso indica que a pandemia está se expandindo. Quando está abaixo, é um sinal de que a pandemia está perdendo intensidade.

No caso do Brasil, a taxa era de 1,12 em 16 de novembro, de acordo com o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba. Isso significa que 100 pessoas irão infectar outras 112, que, por sua vez, irão infectar outras 125.

Assim, a epidemia brasileira cresce exponencialmente. Na mesma data, a Rt estava acima de 1 em 20 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins) e no Distrito Federal.

A situação estava mais crítica no Paraná, onde a taxa era de 1,62. Já em Santa Catarina a Rt está acima de 1 há mais tempo: desde 14 de outubro. As informações são da Folha de S.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.