Secretaria de Saúde de Ipiaú produz boletim com todas as informações sobre a Covid-19 no município.

Foto: Diulgação/Dircom/Prefeitura de Ipiaú

Ipiaú é um dos poucos municípios da Bahia que produz periodicamente um boletim epidemiológico com todas as informações referentes à pandemia da Covid-19. Os dados são atualizados semanalmente e as edições acontecem a cada segunda-feira. O informativo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde já está na sua 23 edição e tem servido como fonte para os órgãos de imprensa e subsídios para outros setores governamentais. 

São veiculados, no Boletim Epidemiológico Covid-19, o número de óbitos relacionados à doença; a distribuição dos casos positivos por cada bairro da cidade e faixa etária; os números de casos confirmados, suspeitos, descartados e recuperados; o perfil dos pacientes que evoluíram para óbito; o número de testes diagnósticos realizados; a distribuição proporcional dos sintomas apresentados pelos casos positivos, assim como dos casos confirmados por gêneros; o número de leitos disponíveis para tratamento e as ações realizadas no município para o enfrentamento ao novo corona vírus.

REGISTROS

De acordo com a edição 23 do Boletim Epidemiológico, publicada na última segunda-feira, 21, até o dia anterior foram notificados, no município de Ipiaú, 6.522 pessoas com suspeitas de Covid-19, sendo que 1.881 casos foram confirmados, 4.588 descartados e 53 sob investigação. Até então foram registrados 30 óbitos, já o número de pessoas recuperadas estava em 1.835. A maior incidência da doença foi verificada na região central da cidade, com 625 casos, seguido do Bairro Santa Rita, com 167 casos. O maior percentual ( 24,5 %) foi verificado entre pessoas de 30 a 39. A taxa de crescimento da doença que no final do mês de maio chegou a 85%, atualmente é de apenas 0,4%. Em relação ao gênero dos pacientes, no município de Ipiaú os casos confirmados de Covid-19 foram verificados em 1008 indivíduos femininos e 873 masculinos. 

TESTAGEM
Até o ultimo dia 20, o município, através da Secretaria de Saúde que tem como titular a enfermeira Laryssa Dias, havia testado 27% da população. Dos 12.377 testes realizados o total de casos positivados foi de 439 pacientes, por RT PCR, e 1.442 por Teste Rápido. Dos pacientes testados 469 estavam assintomáticos, enquanto 1.412 apresentavam sintomatologia. 

No período de 24 de junho a 1º de Julho aconteceu a testagem de alunos, professores e funcionários das escolas da Rede Estadual, em Ipiaú. O resultado dessa ação apontou 30 estudantes e 06 funcionários positivados para Covid-19. É importante citar que Ipiaú destaca-se com um dos maiores percentual de testagem do interior baiano.

ÓBITOS
Conforme o recente Boletim Epidemiológico, o município de Ipiaú registrou até a data de 21 de setembro, um número absoluto de 30 óbitos decorrentes da Covide-19, correspondendo a uma taxa de letalidade de 1,6%. Verifica-se que 76, 7% dos 23 óbitos aconteceram na população idosa, seguindo da população adulta, entre 20 a 59 anos, com 06 mortes, e um óbito em menor de 01 ano. A maioria das pessoas que evoluíram para óbito, apresentavam alguma comorbidade.( José Américo Castro).

Nenhum comentário: