Secretaria de Educação cumpriu a maioria das metas do Plano de Governo da prefeita Maria das Graças

@Prefeitura Municipal de Ipiaú/Divulgação

A Prefeitura Municipal de Ipiaú comemora os resultados obtidos pela Secretaria de Educação e Cultura referentes ao cumprimento do Plano de Governo apresentados à população para os quatro anos da gestão da prefeita Maria das Graças. Grande parte das metas estabelecidas já foram cumpridas

A reformulação do projeto pedagógico da rede de educação pública de Ipiaú trouxe mudanças positivas no cenário da educação do município, havendo integração com as áreas da Saúde, Assistência Social, Transportes, Infraestrutura, Cultura e Esportes. Foram dados subsídios para o pleno funcionamento do Conselho Municipal de Educação, assim como foi criado e estruturado o Conselho Municipal de Políticas Culturais. 

Foi garantida a oferta de vagas e condições de acesso e permanência para alunos da creche ao Ensino Fundamental II, assim como a aprimoração dos programas de alfabetização de jovens e adultos, além da construção do Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos –PROAJA, aprovado pela Câmara de Vereadores. Também aconteceu a adesão ao programa Todos Pela Alfabetização - TOPA-.

O Sistema Municipal de Educação manteve programas de formação inicial e continuada para professores por área de atuação e campo de experiência, através de palestras, tutorias e  estudos nas ACs- Atividades Complementares-.

Também foram realizados cursos para melhoria dos índices SAEB, PMALFA, Formação pela Escola, Programa Despertar, Programa ADAB, e sobre Educação Inclusiva promovido pela UNEB por área de atuação e campo de experiência. 

Outra ação importante foi a criação do programa permanente de capacitação de docentes em parceria com UNEB, através de assinatura de termo de Convênio de Cooperação Técnica. Além disso, houve oferta de Formações Continuadas para professores por modalidades de ensino: creche, educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação do campo.

Aconteceu a recuperação progressiva do transporte escolar e planejamento de aquisição de novos veículos. O Transporte Escolar atende a todos os alunos do turno noturno com moradia distante da Unidade de Ensino.

Foi implantada a política de aquisição de uniforme escolar para os alunos do Sistema Municipal de Ensino, garantida merenda escolar de qualidade, ampliada a matrícula para crianças de 4 e 5 anos e buscado recursos junto ao Governo Federal para construção de creches. Aconteceu ainda a implantação de uma escola de tempo integral - projeto piloto (Edvaldo Santiago), no Bairro ACM.                                 

José Américo Castro/Prefeitura de Ipiaú/Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.