Prefeitura monitora pacientes que estão isolamento domiciliar em decorrência da covid-19

Foto: Diulgação/Dircom/Prefeitura de Ipiaú
Visando evitar a disseminação do novo coronavírus e consequentemente o aumento de casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem monitorando as pessoas contaminadas que se encontram em isolamento domiciliar.

O procedimento também envolve os pacientes, em vulnerabilidade social ou sem condições de ficarem isolados em suas residências, que estão alojados em uma pousada, alugada pela Prefeitura, recebendo alimentação e assistência de um profissional de enfermagem. 

Através de contatos por telefone, ou visitas domiciliares feitas pelas equipes de saúde, a Central de Monitoramento procura saber se as pessoas contaminadas estão cumprindo a quarentena e seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde. Nos casos de pacientes que após os 14 dias de quarentena ainda apresentarem sintomas de covid-19, o prazo de isolamento é prolongado.

Os agentes de saúde realizam monitoramento das famílias que residem em suas áreas de atuação. Durante as visitas domiciliares, eles passam informações importantes sobre prevenção do novo corona vírus e fazem busca ativa de casos suspeitos, bem como acompanhamento dos casos positivados, dando prioridade às pessoas com 60 anos ou mais, ou portadoras de comorbidades.

A liberação do isolamento domiciliar só acontece quando não há mais riscos de transmissão do vírus. A alta é autorizada, após a avaliação do paciente, por um médico da Prefeitura que atende no Centro de Testagem, em funcionamento na Escola Pastor Paulo. Cerca de 20 altas são verificadas diariamente.

O monitoramento tem início logo após o paciente ser encaminhado pelas Unidades de Saúde da Família para ser testado, o que ocorre oito dias após a apresentação dos sintomas iniciais da doença. Os testados positivos são solicitados a ficarem em isolamento domiciliar até cumprirem o período recomendado pela Secretaria de Saúde. 

Diariamente a Secretaria Municipal de Saúde testa dezenas de pessoas. O contingente varia de 70 a 100 indivíduos. Os testes ofertados pela Prefeitura já foram aplicados em quase 10 mil pessoas.

Até a noite da última sexta-feira,6, já tinham sido registrados 1.534 casos de Covid-19 no município. Deste total 1. 456 pessoas estão recuperadas. O alto índice de recuperação pode ser atribuído ao bom trabalho que a Prefeitura vem realizando no enfrentamento à pandemia. (José Américo Castro/Dircom).

Nenhum comentário: