Manga verde e manga madura e suas propriedades curativas


A manga é uma fruta muito especial dentro do reino vegetal. Seu sabor doce e sua textura suave nos faz sempre escolhe-la para nossa alimentação. No entanto, nem todos sabem que, além de sua popularidade, ela é muito benéfica para tratar diversas doenças.

Em qualquer uma de suas etapas de amadurecimento ela é muito nutritiva, pois contém grande quantidade de vitaminas e minerais. Por isso hoje nós do Alimentos Saudáveis te trazemos algumas propriedades curativa da manga verde e madura.

Benefícios da manga verde
Problemas gastro-intestinais

A manga verde é muito útil para tratar problemas gastro-intestinais. Consumir uma ou duas mangas pequenas, quando a semente ainda não está formada, com um pouco de mel ela é excelente para curar diarreias, a disenteria, as náuseas matinais, a dispepsia crônica, a indigestão e a constipação.

Transtornos sanguíneos

Devido ao alto teor de vitamina C, consumir manga verde ajuda a regular os transtornos sanguíneos. Favorece a elasticidade das veias, a formação de glóbulos vermelhos e brancos, a absorção de ferro, e previne os sangramentos. Por outro lado fortalece o organismo diante de doenças como a anemia, a tuberculose, a cólera e a disenteria.

Escorbuto

À medida que a manga verde contém mais vitamina C parece ser um bom remédio para combater o escorbuto. Na Índia, eles a secam e o produto obtido no processo é ingerido regularmente, o que é semelhante ao ácido cítrico contido no sumo de limão.

Benefícios da manga madura
Doenças oculares

A manga madura é muito eficaz contra a cegueira noturna, causada pela falta de vitamina A. Por outro lado, impede que outras doenças oculares que podem levar a cegueira total, bem como o desenvolvimento de erros de refração, secura do olho, suavidade da córnea além de coceira e irritação dos olhos.

Infecções

Consumir manga madura durante sua estação ajuda fortalecer o tecido epitelial que recobre a nosso corpo, o que impede a ocorrência de infecções comuns, como sinusite e rinite. Isto é porque contém uma quantidade elevada de vitamina A.

Peso corporal

As pessoas que querem aumentar seu peso corporal podem usar a manga madura como um método saudável muito eficaz. Basta consumir três mangas maduras e doces na parte da manhã, seguido de um copo de leite. ela é rica em açúcar e pobre em proteína, ao contrário do leite. Este tratamento deve ser continuado por pelo menos um mês, o que dará força e vigor, aumentando seu peso de forma saudável.

Como podemos ver, a manga não é apenas uma fruta doce e saborosa para saborearmos pratos exóticos, mas também tem várias propriedades curativas em seu estado verde ou maduro que favorecem a saúde das pessoas.

MANGA COM LEITE: O MITO HISTÓRICO FAZ MAL?
As histórias de familiares um pouco mais vividos sempre chamam a atenção, principalmente aquelas que envolvem algum tema que, querendo ou não, pode comprometer nossa saúde. A maioria dessas histórias são contadas ainda na infância ou na adolescência e acabam passando de geração em geração. Uma das mais famosas é de que comer manga e tomar leite pode levar a um mal estar.

Para a secretária Roseli Silva, de 40 anos, o mito sempre esteve muito presente na sua vida. Quando criança, a mãe dizia que a combinação poderia levar a morte. O medo, porém, não foi capaz de inibir a experiência de uma de suas irmãs que, ao terminar de consumir a fruta e o lacticínio, percebeu que nada tinha acontecido e que a crença da mãe não passava de mais uma história.

O mito surgiu durante a época da escravidão no Brasil. Os escravos, como passavam o dia inteiro na lavoura, sentiam muita fome e, com a chegada do período de pés fartos de mangas nas grandes fazendas, roubavam a fruta. Já durante o dia, os senhores de engenho distribuíam leite em pequena quantidade, devido ao alto valor financeiro. Para evitar que os escravos consumissem mais mangas, eles inventaram que tomar leite e comer manga fazia mal, tendo como objetivo diminuir o consumo.

Segundo o nutricionista Leonardo Peixoto, a combinação de manga com leite não traz malefícios e nem benefícios, apesar de terem em suas composições altas doses de vitaminas, além de muitos sais minerais que fazem bem ao organismo, como fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína.

Fonte: Jovemsulnews/alimentossaudaveis/cientificojornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.