Gilmar critica governo e diz que situação só não é pior em razão do SUS e governadores
![]() |
| Reprodução: G1 |
O Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes voltou a criticar duramente neste sábado (1º) a condução do governo federal no enfrentamento da pandemia do coronavírus, afirmando que vivemos uma situação de "constrangimento" e que há uma "certa ausência de atuação" do Ministério da Saúde.
Gilmar também afirmou que a situação apenas não é mais massacrante por conta da atuação dos governadores e do SUS (Sistema Único de Saúde).
As declarações do ministro foram dadas durante transmissão ao vivo promovida pelo Instituto de Direito Público.
O ministro do STF disse que estamos chegando ao "macabro" número de 100 mil mortos, em um campeonato extremamente constrangedor de que quem registra mais óbitos.
"Eu acredito que nós estamos agora em tempos de pandemia com esse alto constrangimento que estamos a enfrentar, são mais de 92 mil mortos a esta altura e nos avizinhamos desse macabro número de 100 mil mortos no Brasil, um campeonato extremamente constrangedor que nós nunca gostaríamos de vencer", disse.
"Não obstante, me parece que não chegamos a resultados ainda mais massacrantes ainda piores graças ao SUS e isso tem sido falado pelo ex-ministro [Luiz Henrique] Mandetta. Ele se revela um grande ativo nesse contexto. E, acho, graças às ações dos governadores, que foram extremamente pró-ativos nesse contexto".
Ao criticar o governo federal, Gilmar afirmou que a "cabeça do sistema" está extremamente "comprometida".
"Vemos quase que uma certa ausência de atuação por parte do Ministério da Saúde. Nós vemos que aquilo que os burocratas chamam de cabeça do sistema acabou sendo comprometida. Isso é extremamente grave", completou.
No mês passado, ao se referir à situação da Covid-19 no Brasil, Gilmar afirmou que o Exército se associava a um genocídio. A pasta da Saúde é comandada interinamente há mais de dois meses pelo general Eduardo Pazuello.
A declaração deu início a uma crise institucional.
Como resposta, o Ministério da Defesa divulgou uma nota assinada pelo ministro Fernando Azevedo e Silva e pelos comandantes das três Forças, na qual repudiaram "veementemente" as declarações do ministro e disseram que esses comentários causavam indignação.
O Ministério da Defesa acionou a PGR (Procuradoria-Geral da República), que ingressou com uma representação contra o ministro.
O vice-presidente Hamilton Mourão também disse que Gilmar havia "cruzado a linha da bola".
A crise se arrefeceu após telefonema do presidente Jair Bolsonaro ao ministro. Gilmar também conversou com Pazuello.por Renato Machado | Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Divulgando aqui sua empresa tem visibilidade
Sua marca em destaque
Mercadinho Deus te Ama
Pague Leves: Ofertas Arrasadoras/Ipiaú e Ibirataia
SOLIDY Beneficios-Ipiaú
Info Training-Cursos Profissionalizantes
Limpeza de Estofado
Lojão da Construção: Ofertas Imperdíveis
Ótica São Lucas
Visite Viana Artes
Av. Getúlio Vargas, 90
RC Crédito
Copy Center
Postagens mais visitadas
- Segurança Pública entrega Pelotão da Polícia Militar no município de Itagibá
- Ipiaú: Apreensão de arma de fogo, munições e entorpecentes após confronto
- Ipiaú: A praça Rui Barbosa voltará a ser palco do festival
- Ibirataia: Prefeitura atualiza pontos de Wi-Fi gratuito e amplia acesso à internet na cidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta matéria.