Glossário Eleitoral explica conceito de reeleição


                                                               Foto: Divulgação/TSE

Reeleição é a renovação do mandato para o mesmo cargo eletivo, por mais um período, na mesma circunscrição eleitoral na qual o representante, na eleição imediatamente anterior, se elegeu. O cidadão pode buscar este e outros conceitos no Glossário Eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Glossário, pelo sistema eleitoral brasileiro, o presidente da República, os governadores de estado e os prefeitos podem ser reeleitos para um único período subsequente, o que se aplica também ao vice-presidente da República, aos vice-governadores e aos vice-prefeitos.

Já os parlamentares (senadores, deputados federais, deputados estaduais, deputados distritais e vereadores) podem se reeleger de forma ilimitada.

O serviço

O Glossário Eleitoral Brasileiro esclarece, de maneira simples e direta, o significado de mais de 300 expressões utilizadas pelos operadores da Justiça Eleitoral. O serviço traz conceitos e definições coletados da literatura jurídico-eleitoral.

Dispostos em ordem alfabética, para facilitar a consulta pelo usuário, os verbetes do serviço também oferecem informações históricas e referências doutrinárias.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.