Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Alcobaça no sul da Bahia

Foto: Reprodução / G1
Uma baleia jubarte adulta foi encontrada morta em uma praia na cidade de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, nesta quinta-feira (16). Segundo o Projeto Baleia Jubarte, que atua na pesquisa e preservação da espécie, quando a baleia encalhou na praia ela já estava morta e em estado avançado de decomposição.

Segundo Milton Marconde, coordenador de pesquisas do Projeto Baleia Jubarte, há a suspeita de que a baleia seja a mesma vista à deriva, na semana passada, em Pedra de Leste, que fica perto de Alcobaça. A maré pode ter levado o animal para a areia, de acordo com o G1.

Até agora, a Bahia tem o registro de um encalhe de baleia jubarte nesta temporada. Em todo o país, foram sete: 2 em Santa Catarina, 2 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, equipes da instituição foram avisadas sobre o encalhe da baleia no final da tarde. Os pesquisadores devem ir ao local na manhã da sexta-feira (17) para colher amostras da jubarte e orientar a prefeitura sobre o que fazer com o corpo da baleia.

Ainda não há informações sobre a causa da morte do animal.

Normalmente, as baleias jubarte começam a chegar no Brasil em julho. No entanto, esse ano, os registros começaram mais cedo. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, desde o dia 30 de abril elas têm sido vistas em águas do país.

Os primeiro registros foram feitos em Ilhabela (SP), Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vindas das regiões da Antártida, as jubartes procuram as águas mais calmas, quentes e rasas da costa brasileira para acasalar, parir e amamentar seus filhotes no inverno e primavera.

A temporada reprodutiva das baleias jubarte no Brasil vai até outubro/novembro e os pesquisadores estimam que a população brasileira da espécie já tenha ultrapassado os 20 mil animais. Por: Bahia noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.