Foto: Divulgaão
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria da Fazenda, realizou na manhã do dia 1º de Junho, prestação de contas voluntária referente a movimentação financeira do município no último mês de abril. Em decorrência da pandemia o evento teve transmissão online pelo site Giro Ipiaú.

Na oportunidade, o público tomou conhecimento dos valores provenientes da arrecadação e em quais despesas esses valores foram aplicados. Ficou evidente que no mês de abril o município sofreu impactos negativos, as entradas foram menores que as despesas, tanto os recursos ordinários provenientes das transferências do Estado e da União, assim como dos tributos municipais, todos inferiores em relação ao mesmo período do ano passado.

A Secretaria de Saúde também prestou contas de como estão sendo aplicados os recursos do Governo Federal para o combate ao coronavírus e as atividade realizadas no enfrentamento a pandemia.

A prefeita Maria das Graças destacou que a dupla apresentação teve como objetivo garantir a transparência da gestão com os recursos públicos e informou que a documentação referente aos assuntos em pauta se encontra a disposição do público na Prefeitura, assim como no site do Tribunal de Contas dos Municípios.

Na apresentação foram mostradas os recursos ordinários e os recursos vinculados . Os primeiros são aqueles advindos de transferências correntes do Estado e da União para o município,a exemplo do FPM, ICMS, IPVA, e IPI, e dos tributos municipais ( IPTU e ISSQN, dentre outros). Esses recursos são utilizados em todas as atividades do Poder Executivo Municipal. Já os recursos vinculados, também conhecidos como “verbas carimbadas” são destinados exclusivamente para as ações das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social.

A exposição ficou a cargo do Diretor da Contabilidade da Prefeitura, Sérgio Brito, que mostrou as movimentações bancárias, conta por conta, evidenciando entradas, saídas e saldos. Ele também abordou a respeito das obras que se encontram em andamento, com previsão de conclusão ainda neste ano. (José Américo/ Prefeitura de Ipiaú/ Dircom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.