Com coronavírus, produção industrial cai 18,8% em abril, diz IBGE

Foto: EBC
A pandemia de coronavírus atingiu em cheio a produção industrial do Brasil em abril, quando a atividade registrou queda 18,8% em relação a março, com a intensificação das restrições de circulação paralisando fábricas e mantendo as pessoas em quarentena em casa.

Esse é o baque mais forte na série histórica iniciada em 2002 e soma-se às já fortes perdas de 9,0% em março, acumulando nesse período contração de 26,1%.

Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a abril do ano passado, a indústria brasileira teve recuo de 27,2%, sexta queda consecutiva e também recorde negativo da série histórica nessa comparação.

À Agência Reuters, André Macedo, gerente de pesquisa do IBGE, disse que esse é o pior momento da indústria brasileira. “O que dá para dizer é que, com o que já foi observado e com dados prévios, a indústria está totalmente fora de seu padrão e de sua rotina usual”, declarou.

Este ano, o mercado prevê contração de 3,59% da produção industrial e um cenário em que a economia como um todo deve retrair 6,25%, de acordo com a mais recente pesquisa Focus do Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.