A Secretaria de Saúde de Ipiaú colabora com o Governo da Bahia na realização de testes rápido nas escolas estaduais e acredita na testagem para combater a pandemia



Fotos: Dircom/PMI
Teve início hoje (25/06) a aplicação de testes rápidos para rede estadual de ensino em Ipiaú, uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Educação da Bahia com a colaboração da Secretaria de Saúde de Ipiaú que realizou o treinamento, disponibilizou sua equipe de saúde para atendimento nas unidades escolares e também realizou a testagem em todos da frente de trabalho. 
Os diretores das escolas organizaram o cronograma de testagem por turma e fizeram a mobilização e divulgação para comunidade escolar junto com professores e funcionários, que igualmente serão testados. As escolas passaram antes por desinfecção que será repetida durante o período que se estende até o dia 30 de junho. Além disso, todo o ambiente foi preparado com segurança cumprindo todos os protocolos de saúde, com disposição de álcool 70% desde a entrada, dispenser do produto nas portas das salas, tapete com hipoclorito para limpeza dos calçados e todas as pessoas que trabalham no atendimento estão utilizando o equipamento de proteção individual.
A Secretária de Saúde, Laryssa Dias, esteve pela manhã no Colégio Estadual de Ipiaú, no CAPI - Centro de Apoio Pedagógico e no Complexo Integrado de Educação para acompanhar de perto o trabalho que .....ela destaca ser uma oportunidade importante para sociedade, que Ipiaú foi beneficiado com a ação, já que acredita na testagem como estratégia assertiva para combater a pandemia. E faz um pedido, para que os pais encaminhem os seus filhos e que os alunos compareçam para fazer o teste, que caso seja positivo ele será acompanhado e monitorado pela Secretaria de Saúde da cidade junto com toda sua família. 
As providências tomadas definiram o funcionamento da ação de forma clara onde o aluno que chega a unidade vai para uma primeiro espaço para preencher a sua ficha, a segunda sala é a de espera, na terceira sala é aplicado o teste, e caso o resultado seja positivo ele é levado para uma sala chamada de Acolhimento. Nesta sala o aluno recebe informativo fornecido pela Secretaria de Saúde de Ipiaú com as medidas para o isolamento domiciliar além de todos os cuidados domésticos, informa os dados das pessoas com quem ele convive, já que em nossa cidade as pessoas que tem contato direto com positivado para covid também são testadas, e assina um termo de responsabilidade. 

Larissa ainda informou que pela manhã foram realizados 242 testes rápidos sendo que nenhuma pessoa testou positivo para covid até o momento. 
Jennifer Bomfim

Prefeitura de Ipiaú/ DIRCOM

Nenhum comentário: