Profissionais da imprensa começam a ser testados para Covid-19 em Ipiaú

Geni Sousa/NOVA FM
A Prefeitura de Ipiaú , por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã dessa sexta-feira, 15, a realização de testes rápidos de Covid-19 nos profissionais de imprensa que atuam neste município e região. Os primeiros testes foram feitos em grupo de jornalistas , radialistas e fotografos, logo após uma entrevista coletiva concedida pelo Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, no Salão de Reuniões da Secretaria de Educação. Os exames feitos nos oito profissionais que participaram da entrevista tiveram resultado negativo para o novo coronavírus.Outros profissionais serão testados no decorrer dos próximos dias. 
Beto Marques/FM IPIAÚ
Na ultima quarta-feira, 13, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia( Sinjorba), enviou oficio ao secretário Fabio Vilas-Boas solicitando a inclusão dos jornalistas, radialistas e demais profissionais de imprensa nos grupos de testagem para Covid-19.No documento a entidade sindical sustenta o pleito com base no Decreto 10.288, de 22 de março de 2020, que define os serviços relacionados à imprensa como essenciais e que os profissionais da área, portanto, devem ser incluídos nas medidas para evitar adoecimento.
Zé Gomes/FM IPIAÚ
Ipiaú tem se destacado como um dos municípios que mais realizam teste para covid-19 no Brasil. Mais de dois mil moradores já foram testados, o que significa cerca de 4,5% da população. A média de testes realizados é superior a do estado e até do país. Em decorrência do alto número de testes está sendo possível se aproximar do número real de infectados no município.

Em entrevista a uma emissora de rádio da cidade, o médico Ricardo Vieira – diretor do Hospital e Clínica São Roque, destacou que “a quantidade de testes que Ipiaú está fazendo é 79 vezes maior do que a média no Brasil. Com isso, segundo o médico, conclui-se que a realidade do Brasil é de subnotificação, enquanto “a realidade de Ipiaú é de notificação correta”.( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário: