Major Olímpio propõe adiar eleições para unificar pleitos em 2022

Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados
O senador Major Olímpio (PSL-SP) informou nesta sexta-feira (20) que enviou um ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) propondo o adiamento das eleições deste ano e a unificação dos pleitos municipal e estadual em 2022. O parlamentar deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição com o mesmo teor.
O principal motivo, segundo Olímpio, é para evitar o gasto com eleições nesse momento de pandemia do novo coronavírus.
“Faltam menos de 200 dias para as eleições municipais e, com essa crise de saúde pública, que nós esperamos que serene o mais rápido possível, a administração pública tem que se planejar. Não acredito que nós tenhamos tempo para campanhas eleitorais”, observou o senador.
De acordo coma ideia de Major Olímpio, os mandatos atuais de prefeitos e vereadores seriam prorrogados até 2022, sem a possibilidade de reeleição para os prefeitos que já estão no segundo mandato consecutivo. A estimativa é que se economize R$ 1,5 bilhão com a unificação dos pleitos.
Para que possa apresentar a PEC, Major Olímpio tem que colher assinaturas de mais 26 parlamentares. Outras duas propostas tratam do mesmo assunto: a PEC 143/2019, do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), e a PEC 123/2019, do senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ambas tramitam na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob relatoria do senador Marcos Rogério (DEM-RO).

Nenhum comentário: