Ipiaú inicia hoje a campanha de vacinação contra o sarampo

Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Ipiaú inicia nesta segunda-feira, 10, a primeira etapa de vacinação contra o sarampo neste ano de 2020. A ação será realizadas em todas as unidades de saúde do município. O publico alvo é constituído por crianças e jovens de 5 a 19 anos que ainda não tomaram as duas doses da vacina, ou seja, não foram vacinados ou estão com esquema incompleto.

A imunização prossegue até a próxima quinta-feira, 14. A data de 15 de fevereiro, sábado, foi estabelecida como o Dia D de mobilização nacional para a vacinação. A dose a ser aplicada é a tríplice viral que além do sarampo previne contra a rubéola e a caxumba.

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus podem permanecer no ambiente por até duas horas.

Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

A Secretária de Saúde do Município, Laryssa Dias lembra que o Ministério da Saúde alerta para a circulação ativa do vírus no país e salienta que se faz necessário uma cobertura vacinal elevada ( cerca de 95%) para que a circulação seja interrompida.(José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).

Nenhum comentário: