Jequié: pré-candiatura de Zé Cocá conta com apoio de Aline Peixoto e fortalece desejo de crescimento do PP na Bahia

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Jequié
Se a conjuntura interna da política na cidade de Jequié se mantiver até 2020, é enorme a possibilidade de uma vitória do deputado estadual Zé Cocá (PP) à Prefeitura local, tendo, inclusive, apoio da primeira dama do Estado, Aline Peixoto, conforme apurou este Política Livre. Além de Cocá, são também pré-candidatos o atual vice-prefeito, Hassan Iossef (PTB); seu irmão Alexandre Iossef, como aposta do PSD , apoiado pelo deputado federal Antônio Brito. Na lista conta ainda o ex-vereador Pé Roxo (PT) e o deputado estadual Leur Lomanto (DEM), que vem sofrendo pressão do grupo que o apoia para participar da disputa, mas até o momento não se manifestou afirmativamente para a disputa.

Outro aspecto importante do cenário prévio é provável união entre Zé Cocá e Hassan em uma única chapa, disputando os cargos de prefeito e vice, respectivamente. Conforme apurado por este Política Livre, avaliações internas demonstram que juntos eles tem larga possibilidade de alcançar uma média de 70% da pré-disposição de votos dos jequieenses. “A gente tem uma relação muito boa com a primeira dama. Ela tem se colocado à disposição. A primeira dama é apaixona por Jequié. Nas avaliações internas da conjuntura eu tenho sempre pontuado acima de 50%. Uma avaliação muito positiva. E temos o Hassan que aparece em seguida, chegando a 60%, 70% e tendo o apoio da primeira dama”, afirmou Cocá ao Política Livre.

Se firmada a chapa entre o pepista e Hassan, este deverá desembarcar do PTB e filiar-se ao PP ou PL. A questão deve ser fechada até março de 2020. A pré-candidatura de Cocá é mais uma que integra o plano do PP, liderado na Bahia pelo vice-governador, João Leão, de disputar nas maiores 20 cidades do estado. Em Jequié, aponta-se ainda para uma disputa direta com o PSD, presidido pelo senador Otto Alencar, fato que remonta a um importantíssimo aspecto das disputas de força política em caráter estadual. Conquistar prefeituras e se fortalecer na Bahia é preponderante ao PP, que mira crescimento nos municípios sob a perspectiva das eleições de 2022, que, apesar de ainda distante, insiste em se colocar em destaque nas composições das próximas eleições municipais.

Indicado por Antônio Brito, Alexandre Iossef, não tem pontuado substancialmente nas avaliações da conjuntura interna. Até pouco tempo, o PSB ventilava o nome do próprio deputado para a corrida municipal de Jequié, porém parecem ter declinado da proposta. A não candidatura de brito já for anunciada pelo próprio deputado em diversas entrevistas.

Já o deputado estadual Leur Lomanto (DEM) tem ao seu lado o caráter afetivo de parte da população e de pares de seu grupo, que associa a ele o legado de seu avô, Lomanto Júnior, que iniciou a carreira política na prefeitura local, conquistou cargos como deputado estadual, deputado federal, governador e senador da Bahia, e retornou ao comando da cidade em 1996, ocupando novamente a gestão municipal e finalizando sua longa e bem sucedida estadia no universa da política. Pesa também como elemento positivo à indicação de Leur o fato de o deputado já ter cumprido, por meio de indicação de emendas, boa parte dos compromissos feitos com Jequié. Resta saber, no entanto, se este cederá às pressões e atenderá ao chamado para a disputa.

Mari Leal