Em Presidente Dutra, Rui entrega trecho recuperado de 30 quilômetros da BA-225

Fotos: Paula Fróes/GOVBA
Um dos compromissos da extensa agenda que o governador Rui Costa cumpriu em Presidente Dutra, na manhã desta sexta-feira (4), foi a entrega da restauração do trecho de 30 quilômetros da BA-225, que liga o município à vizinha Uibaí. A obra recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos, beneficiando diretamente 38 mil baianos que moram nas duas cidades do centro-norte do estado.
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
"São diversas ações em Presidente Dutra, como a estrada, o acesso à cidade, o anúncio de uma nova escola estadual e outras obras para melhorar a vida das pessoas, além de uma carreta de rastreamento de câncer de mama e do colo de útero, que vai atender as cidades da região. É assim, cuidando de gente e da infraestrutura do estado, que vamos melhorar a vida de baianos e baianas", disse Rui.
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
O trecho recuperado também dá acesso ao distrito de Campo Formoso, em Presidente Dutra, como lembrou o titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcus Cavalcanti. "Essa intervenção facilita o escoamento de toda a produção agrícola da região e também o acesso à Policlínica Regional de Saúde em Irecê", afirmou o secretário.

Um dos 38 mil beneficiados pela restauração da estrada é o comerciante Domingos Chagas. "Eu vou a Uibaí constantemente, porque tenho um terreno lá, e antes tinha que rodar em uma estrada horrível. Hoje, a pista está maravilhosa", garantiu.

Ainda na área de infraestrutura, foi entregue a obra de pavimentação e drenagem da Rua João Alves, na sede de Presidente Dutra, numa parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura. Nessa ação, R$ 406 mil foram investidos.

Saúde
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
Mulheres que residem nos 24 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Irecê também passaram a contar com uma das seis carretas de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama que vão circular pela Bahia.

Resultado da parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Hospital do Câncer de Barretos e o Instituto Avon, a carreta tem capacidade para realizar 57 mamografias diariamente, assim como 70 exames do tipo papanicolau e procedimentos preventivos, a exemplo de ultrassonografia, consultas e biópsias. O intuito da ação é aumentar o diagnóstico precoce, o que eleva as chances de cura em até 95% dos casos.

A enfermeira responsável pela carreta, Marly Moura, lembrou que a mulher precisa fazer um cadastro junto aos Postos de Saúde da Família para ser atendida. "As mulheres vão até o PSF e agendam o dia, que será a ocasião em que realizaremos os exames".

Ainda na área da saúde, os municípios de Presidente Dutra e Jussara receberam duas novas ambulâncias do tipo van.

Mais ações
Fotos: Paula Fróes/GOVBA
Nesta sexta-feira (4), Presidente Dutra e outros 50 municípios da região ainda foram beneficiados com a chegada de 51 novas viaturas para uso da Polícia Militar. O governador passou as chaves dos veículos para os comandantes dos batalhões e companhias independentes responsáveis pelo policiamento ostensivo nas cidades.

Na ocasião também ocorreu a entrega de 54 títulos de terra do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal a agricultores de Presidente Dutra, Irecê, São Gabriel, Gentio do Ouro e Ipupiara, além do título de domínio da comunidade quilombola Canoão, no município de Ibititá.

Para finalizar a agenda, Rui visitou o Colégio Estadual Doutor Antônio Carlos Magalhães, onde conversou com estudantes e professores.

Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia