Bancada do PT fecha apoio a Leal na Assembleia e Alex Lima vai apresentar projeto reinstituindo reeleição

Foto: Divulgação/Arquivo
A bancada do PT na Assembleia fechou com a reeleição do presidente da Casa, o deputado estadual Nelson Leal (PP). O assunto foi debatido extraoficialmente no Congresso realizado pelo partido neste final de semana, influenciado pelo forte discurso feito pelo vice-governador do Estado, João Leão, presidente estadual do PP, que deixou claro seu apoio à eventual candidatura do senador petista Jaques Wagner ao governo em 2022.

Em contrapartida, o PP deseja que os petistas e o governo ajudem na reeleição de Leal na Assembleia, mensagem que foi completamente absorvida pela bancada estadual do partido. Os deputados do PT chegaram a discutir a possibilidade de um integrante da bancada apresentar um projeto na Casa reestabelecendo a reeleição para a mesa diretora, a qual foi extinta durante a gestão do hoje senador Angelo Coronel (PSD) como presidente da Assembleia.

Eles decidiram, no entanto, que, para evitar a interpretação de que os parlamentares petistas estariam traindo o PSD do senador Otto Alencar e seu candidato à sucessão de Leal, o deputado Adolfo Menezes (PSD), o melhor seria que o deputado estadual Alex Lima (PSB) apresentasse o projeto recriando a reeleição, o que deve ser feito a partir desta segunda-feira. O parlamentar foi o primeiro a defender o retorno da reeleição na Casa.

Na campanha à sucessão de Coronel, um acordo foi firmado entre seu partido, o PSD, e o PP pelo qual o sucessor de Leal seria o deputado estadual Adolfo Menezes. O prestígio obtido por Leal junto ao governador, além da decisão do PP de se antecipar e declarar apoio à candidatura de Wagner em 2022, acabou, no entanto, fortalecendo o projeto do partido de garantir a reeleição do presidente da Assembleia.

Por: Politica Livre