Petistas dão a largada em 2020 com eleições internas neste domingo

Foto: Divulgação/PT elege novos presidentes municipais neste domingo (8)
O voto não é obrigatório, mas todos os filiados podem participar. E, a exemplo de uma grande disputa eleitoral, houve discussões, acordos e a defesa de bandeiras em comum: o fortalecimento do Partido, a crítica ao governo bolsonarista e a libertação do ex-presidente Lula. Neste domingo (8), das 9 às 17h, petistas vão eleger presidentes municipais e zonais, diretórios municipais e zonais, delegações aos Congressos Estaduais (outubro) e à etapa Nacional do Congresso do PT, em novembro.

“O Processo de Eleições Diretas (PED) é um processo que prepara o PT para as eleições municipais de 2020, aquece o Partido em todos os diretórios, faz as instâncias funcionarem, para que a gente possa eleger o máximo de vereadores e vereadoras e aumentar o número de prefeitos e prefeitas dos municípios baianos”, explica o secretário de Finanças do PT-BA, Gutierres Barbosa.

Vão às urnas na Bahia cerca de 130 mil pessoas em 360 cidades dos 27 territórios de identidade, naquele que deve ser o maior PED da história, com uma cobertura de 90% dos municípios, prevê o dirigente petista. Em Salvador, votarão 28 mil filiados espalhados em 20 zonais distribuídas nos diversos bairros da capital baiana.

O PED começou em julho com as inscrições das chapas e uma campanha em que não faltaram reuniões, debates entre candidatos, exposição de propostas, plenárias nos municípios, uso das mídias sociais e “muito olho no olho e pé na estrada”. “É uma verdadeira festa democrática interna do Partido. Faz com que todos os militantes filiados participem”, diz o secretário de Finanças do PT.

As etapas estaduais do Congresso do PT acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro, de forma indireta. Nele estarão presentes os cerca de 400 delegados eleitos neste domingo. Por fim, o 7º Congresso Nacional ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro.

“A primeira etapa das eleições serve como uma forma de fortalecimento do governo do PT na Bahia, um governo de aliança e defesa contra todas as medidas antipopulares que vêm sendo executadas pelo governo Bolsonaro. A segunda e a terceira etapa servirão para mostrar à sociedade baiana e brasileira que o PT está vivo e tem um programa que inclui as pessoas e visa a diversidade econômica, social e cultural, e que combate qualquer tipo de política que vai de encontro aos interesses da classe trabalhadora”, afirma Gutierres Barbosa.