Leão defende Rui e diz que PT sulista tem que aprender a fazer política com os nordestinos

Foto: Divulgação/João Leão
O vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão (PP), disse que não “entendeu” a reação da Executiva Nacional do Partido do Trabalhadores, que rechaçou publicamente o governador Rui Costa (PT) após declarações em entrevista à revista Veja. “Conheço Rui muito bem. Sou vice dele, acompanho a administração dele e sou secretário de Estado. Se tem um sujeito sério e direito, uma pessoa que quer o bem, que quer realmente cada dia produzir mais para a Bahia e para o Brasil, se chama o governador Rui Costa. Pegaram uma entrevista… eu não entendi aquilo. O PT invés de estar batendo palma…”, criticou Leão, que fez questão de distinguir as atuações da sigla no Nordeste e no Sul.

“O PT do Nordeste é um PT vencedor. O PT ganhou a eleição na Bahia, no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Piauí. Quem é que tem que dar aula a alguém? Somos nós nordestinos que temos de dar aula aos sulistas lá. Os sulistas do PT têm que vir para aqui para aprender”, completou. O vice-governador relembrou ainda a expressiva vitória do candidato Fernando Haddad nas eleições 2018, que venceu em 413 cidades baianas.”Onde é que aconteceu isso em outro lugar do Brasil? São Paulo que é a terra deles tomaram de goleada. Precisam vir para aqui para aprenderem fazer política com Jaques Wagner, com Rui Costa, com essa aliança duradoura que temos, onde temos o senador Otto Alencar no PSD, João Leão no PP, Lídice da Mata no PSB e tantos outros companheiros e companheiras. Nós temos aqui uma unidade. É o PT do Nordeste, o PT da Bahia, o PT de Rui Costa”, enfatizou Leão em conversa com este Política Livre.

Sobre os planos do Partido Progressista, do qual é presidente na Bahia, e possíveis composições para 2022, João Leão falou em nome da base de Rui e afirmou que “não estamos pensando em nada disso agora”. Segundo ele, “o momento é de governar e governar bem. Queremos mostrar que somos os melhores”. Para Leão, os bons resultados é que podem garantir cenários como “Rui ser candidato a presidente da República, Otto ser candidato a governador ou a prefeito de Salvador e ganhar essa eleição de goleada – disse com ênfase -, Leão ser candidato a alguma coisa e assim vai…”

Mari Leal