Maia: Câmara não vai retomar CPMF ‘em hipótese nenhuma’

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara do Deputados
Uma contribuição nos moldes da extinta CPMF não será discutida na Câmara dos Deputados “em hipótese nenhuma”, declarou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), durante evento com banqueiros em São Paulo.

“Vamos tentar construir este semestre um texto para que a gente possa avançar. A gente sabe que tem outros atores, a gente tem que entender como esses atores influenciam o plenário da Câmara”, afirmou o deputado, sobre a reforma tributária.

Extinta em 2007 após grande campanha de empresários e setores da sociedade civil, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) voltou a ser estudada pela equipe econômica, de acordo com o G1.

Pela proposta em discussão no Ministério da Economia, a “nova CPMF” teria o objetivo de compensar a desoneração da folha de pagamento em todos os setores da economia. Seria cobrado entre 0,5% a 0,6% sobre as movimentações financeiras.

Para aprovar a contribuição, o governo precisaria encaminhar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso, que necessitaria de 308 votos em duas votações na Câmara e 49 votos em outras duas votações no Senado.