Jogos Universitários da Bahia são abertos oficialmente

Fotos: João Ubaldo/Sudesb
Estão abertos, oficialmente, os Jogos Universitários da Bahia (JUBA). Nesta edição, a competição está reunindo mais de 1,3 mil estudantes atletas de 42 instituições de ensino superior, representantes de 19 municípios da Bahia, que vão disputar 14 modalidades esportivas até domingo (18). 
Fotos: João Ubaldo/Sudesb
A cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esporte do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15), incluiu juramento das atletas, feito por Verônica Almeida (nadadora paralímpica) e Laís Silva Rodrigues, além do juramento do árbitro Rafael Seabra e da apresentação do time de cheerleaders, com a presença de autoridades locais, reitores de universidades, presidentes de federações esportivas e representantes estudantis.
Fotos: João Ubaldo/Sudesb
Organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria da Educação. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que voltam a acontecer na Bahia (de 21 a 28 de outubro) depois de 51 anos. 

O secretário da Setre, Davidson Magalhães, destacou o esforço do Governo do Estado para sediar os JUBs após 51 anos. “Quero agradecer a todas as universidades estaduais pelo empenho de estar participando dos jogos. Que deixemos um legado importante do JUBA para o esporte universitário da Bahia. Quero dizer que contem com o Governo do Estado para ter, no esporte, um dos instrumentos de realização de políticas públicas, desde a iniciação esportiva ao esporte de alto rendimento”, disse o secretário, que abriu oficialmente os jogos.

Maior edição

 Já o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, ressaltou a expectativa pela realização da “maior edição, com mais de mil atletas inscritos para o JUBA. Além do esporte, destacamos o congraçamento, a participação massiva dos jovens do interior, o que nos surpreendeu positivamente. Isso também tem muito a ver com a caravana que fizemos, quando percorremos milhares de quilômetros pelo interior do estado, visitando diversas universidades, para sensibilizar e motivar os atletas que aqui estão”. 

O diretor lembrou que, na próxima semana, com o apoio da Secretaria da Educação, ocorrem também as etapas estaduais dos Jogos Escolares da Bahia. “Entendo que estamos iniciando a construção de uma grande caminhada para o fortalecimento do esporte escolar em nosso estado”, acrescentou Vicente.

Com 33 equipes (20 masculinas e 13 femininas), o futsal é a modalidade com maior número de inscritos no JUBA. Completam a lista de modalidades: basquete 3x3, handebol, jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê.

Vila esportiva 

Mais de 500 estudantes de 11 delegações, vindas de instituições universitárias públicas e privadas de 19 municípios, estão acampadas no estacionamento do Centro Pan-Americano de Judô. Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Sudesb preparou uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, mesa de ping-pong e pebolim (totó).

Com 93 atletas, a maior delegação é da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), seguida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com 90 estudantes.

Fotos: João Ubaldo/Sudesb

Secom/GOVBA