Daniel Almeida espera que deputados baianos recuem e votem em bloco contra a reforma da Previdência

Foto: Divulgação
O deputado federal Daniel Almeida, líder da bancada baiana na Câmara Federal, disse esperar que os parlamentares liderados pelo governador Rui Costa (PT), recuem e votem em bloco contra a reforma da Previdência no segundo turno. Na apreciação do texto em primeiro turno, dos 39 deputados baianos, 25 votaram a favor contra 11, enquanto um se ausentou.

Segundo Almeida, motivos que justifiquem a alteração da postura dos aliados não faltam, a começar pelas críticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) contra o Nordeste, aluado a polêmica envolvendo a paternidade do aeroporto de Vitória da Conquista, que deixou o governador de fora da inauguração, e, principalmente, ao não cumprimento do pacto federativo, ponto chave para a decisão dos deputados baianos, mas que não teria avançado. Para o líder da bancada, não se pode fazer acordo com quem não tem compromisso.

“O voto favorável no primeiro turno de alguns deputados se deu em função de uma espécie de pacto federativo, liberação de recursos para o estado. Mas, eu sempre manifestei a minha opinião de que não se pode fazer acordo com quem não tem compromisso com o cumprimento, não vale nem a pena. E hoje eles [os 29 deputados que votaram a favor] estão vendo que, após a votação no primeiro turno nada sequer foi encaminhado e o tensionamento feito pelo próprio presidente da República contra o Nordeste deixa as pessoas mais incomodadas. Portanto, eu espero que isso tudo sirva para uma modificação de opinião”, frisou durante entrevista nesta quarta-feira (31), ao programa Política na Mesa, na TV é Rádio Câmara.

Fernanda Chagas