Ipiaú: Secretaria de Saúde finaliza atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial


Na manhã desta sexta-feira (17), no Centro de Abastecimento José Motta Fernandes, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), finalizou as atividades em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial comemorado no Dia 18 de Maio, com a Exposição dos Artesanatos confeccionado pelos usuários do CAPS nas Oficinas terapêuticas, onde todos abraçaram a causa que luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais. Dentro da luta, está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidados e tratamentos sem que para isto, tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Estiveram presentes, a Secretária de Saúde, Meirinha Alves, enfermeiras das UBS, agentes comunitários de saúde e de endemias, usuários do CAPS e familiares e sociedade civil. 

A equipe do CAPS, através da Coordenadora Enfermeira Liviane Moraes e a Coordenadora de Saúde Mental, Jéssica Bacelar, enfatiza a importância desse evento, uma vez que há um estigma e rotulagem diante dos pacientes com transtornos mentais. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.