Campanha de vacinação contra a Influenza começou nesta quarta (10) em Ipiaú

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ipiaú
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio. Em Ipiaú, a meta é vacinar 90% do público-alvo, formado por 11.952 pessoas dos chamados grupos prioritários:

- Crianças (6 meses a menores de 6 anos)
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhador da saúde
- Professores

Para vacinar, basta procurar a unidade de saúde. O dia "D" de vacinação será em 4 de maio, um sábado. Conforme a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, a vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação e atualizar cartões de vacina de acordo com as necessidades apresentadas.

Prevenção

Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe:

- Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

- Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura)