Secretaria de Saúde de Ipiaú inicia nesta segunda (18) a semana de atualização da caderneta de vacinação nas escolas

Foto:(Rahiana Costa / Dircom Prefeitura de Ipiaú)
A vacinação é uma das formas mais eficazes de controlar surtos e evitar doenças que podem desencadear complicações sérias e até mesmo a morte. Para intensificar essa ação preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação de Ipiaú, iniciou nesta segunda-feira (18), a campanha de atualização da caderneta de vacinação em todas as fases da vida (crianças, adolescentes e adultos) nas escolas do município. Ao todo, são disponibilizados aproximadamente 40 tipos de vacina, oferecidas nos estabelecimentos de saúde da prefeitura.
Adicionar legenda
 Segundo a Coordenadora de Epidemiologia, Keila Maia, a rede municipal de saúde oferta vacinas seguras e eficientes à população: “O Ministério da Saúde é responsável pela produção e distribuição das vacinas, que passam por rigorosos critérios de qualidade. No município, o material é acondicionado e mantido em temperatura adequada para serem distribuídas para as salas de vacina”, afirma. O processo de acondicionamento dessas vacinas segue uma série de cuidados previstos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde: “Temos dedicação na conservação da vacina, essa é nossa prioridade máxima. 

Isso porque reconhecemos que a vacina ofertada à população possui um alto valor, tanto valor em dinheiro quanto valor na proteção à saúde”. A Secretária de Saúde, Meirinha Alves, ressalta que as salas de vacinação atuam de maneira informatizada e, ao final de cada vacina, os dados dos usuários são inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde. Segundo Keila, “o Governo oferta uma vacina com a mesma eficácia da rede particular e de maneira gratuita que é distribuída entre as unidades.

 É um benefício para a população”, finaliza. A Prefeita Maria das Graças Mendonça ressalta que, manter a saúde municipal em pleno funcionamento, além de ser obrigação, é prioridade na gestão. ” Em 01 de agosto de 2018, através da Portaria MS nº 1.498/2013, ficou estabelecido a obrigatoriedade da apresentação do Cartão de Vacina Atualizado no ato da matrícula em todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, bem como as creches. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura de Ipiaú)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.