Mudança na aposentadoria rural não passa na Câmara, diz líder de bloco governista

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Líder do bloco governista na Câmara, o deputado Elmar Nascimento (DEM) afirmou que o aumento da idade mínima para a aposentadoria rural proposta na reforma da Previdência não será aprovada pela Casa.

Pelo texto, homens e mulheres que trabalham no campo só poderão se aposentar com, no mínimo, 60 anos e depois de contribuir por pelo menos 20 anos.

Pela regra atual, a aposentadoria rural pode ser concedida aos 55 anos para mulheres e 60 para homens, com contribuição mínima de 15 anos.

“Não dá para mexer, só quem é técnico ou burocrata não sabe o que significa uma mulher que trabalha mais que o homem no campo, acorda 4 da manhã com uma lata d’água na cabeça para cozinhar para os seus filhos e depois pegar na enxada para trabalhar. Esse pessoal precisa de um tratamento diferenciado”, declarou o parlamentar, que também é líder do DEM na Câmara.

O deputado destacou, porém, a disposição do partido em contribuir para a aprovação da reforma. “É consenso que medidas duras precisam ser tomadas em início de governo. Nós, do DEM, defendemos as reformas, o ajuste. Entendemos que não é a hora de gerar crise, mas depende do governo se organizar”, afirmou Elmar.
Por; Bahia.Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.