ACM Neto tem 73% de aprovação e Irmão Lázaro e Alice Portugal lideram sucessão

Fotos: Instagram, Nilson Bastian e Vinícius Loures/Câmara dos Deputados
O prefeito de Salvador (BA), ACM Neto tem sua administração aprovada por 73% da população soteropolitana e a disputa pela sucessão municipal de 2020 na capital baiana inicia com o ex-deputado federal Irmão Lázaro (PR) na liderança, com 12,3% de intenção de votos dos 804 eleitores consultados pelo Instituto Paraná Pesquisas, entre os dias 17 e 20 deste mês de fevereiro. A margem de erro é de 3,5% e o intervalo de confiança é de 95%.

Apesar de liderar o primeiro cenário da consulta estimulada com 13 opções de nomes dispostos a concorrer ao cargo de prefeito de Salvador, Irmão Lázaro aparece empatado tecnicamente com a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que registrou 11,8% de intenção de votos; com o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), 11,7%; e ainda com a ex-senadora e deputada federal Lídice da Mata (PSB), que pontuou 10,4%.

O deputado federal Nelson Pellegrino (PT), também aparece entre os primeiros colocados, com 8,5% de intenções de voto, e só não empata tecnicamente com o líder da pesquisa, Irmão Lázaro. E os demais concorrentes foram Tia Eron (5,1%); Otto Alencar Filho (2,9%); Dayane Pimentel (2,4%); Guilherme Bellintani (2,4%); Cacá Leão (2,2%); Geraldo Júnior (2,1%); Fábio Vilas-Boas (1,9%); e Nizan Guanaes (1%).

Sem Irmão Lázaro nos outros dois cenários, a liderança é assumida por Alice Portugal. No segundo cenário, a deputada do comunista pontuou 19,3% das intenções de voto, empatada tecnicamente com Nelson Pellegrino, com 19%. Bruno Reis foi o terceiro colocado com 15,9% e os outros candidatos marcaram os seguintes resultados: Cacá Leão, 4,3%; Geraldo Júnior 3,7%; Guilherme Belintani 3,7%; Fábio Vilas-Boas, 2,9%. E 6,9% dos eleitores disseram que não sabe e 24,4% responderam que não votaria em nenhum.

No terceiro cenário, sem Nelson Pellegrino e Irmão Lázaro, a deputada Alice Portugal lidera com folga de quase dez pontos percentuais, com 26,5% da preferência de votos. O segundo colocado neste cenário é Bruno Reis, com 16,7%; seguido de Cacá Leão, 6%, Geraldo Júnior, 5,8%; Guilherme Bellintani, 5,6%; e Fábio Vilas-Boas, 3,8%. Optaram por nenhuma das opções 27,1% dos eleitores consultados. E 8,5% disseram que não sabe.

A administração do prefeito ACM Neto obteve a aprovação de 73% dos entrevistados, enquanto somente 22,7% desaprovam. E 4,3% dos eleitores consultados disseram não sabe ou não opinaram.

‘Melhor momento’

O prefeito de Salvador comemorou o desempenho da popularidade de sua administração, dizendo que Salvador vive seu melhor momento dos últimos tempos. ACM Neto está em seu segundo mandato e a legislação eleitoral não permite que ele seja candidato à reeleição em 2020.

“Chegar ao sétimo ano de gestão sabendo que 73% da população de Salvador aprova o meu trabalho é muito gratificante. E não estou aqui comemorando apenas o resultado de uma pesquisa, mas sim o carinho que tenho recebido todos os dias em vários cantos do Brasil. O sentimento é de realização por saber que hoje nossa cidade vive o melhor momento dos últimos tempos. Podem ter certeza que vamos continuar seguindo o passo com muito trabalho, humildade, ouvindo a população e, principalmente, sabendo que ainda há muito o que ser feito. Salvador voltou a brilhar, mas anotem: a primeira capital do Brasil ainda vai nos orgulhar muito mais”, escreveu ACM Neto, nas redes sociais.

Veja os números:
O levantamento foi encomendado pelo Bahia Notícias e pelo Grupo Metrópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.