Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza caminhada da campanha Janeiro Branco em alusão ao cuidado com a saúde mental

Uma caminhada em prol da campanha nacional Janeiro Branco foi realizada na tarde desta quarta – feira (30), saindo do CAPS I e seguindo para a Câmara de Vereadores de Ipiaú. O objetivo da ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I, foi chamar a atenção da população para a importância do cuidado com a saúde mental e os hábitos que podem ajudar a manter a mente e as emoções mais saudáveis.

Durante o trajeto, os profissionais distribuíram panfletos sobre o Janeiro Branco e conversaram com as pessoas, tirando dúvidas e explicando como elas podem pedir ajuda quando necessitarem.

Frente à Câmara municipal, profissionais se reuniram e reforçaram sobre os cuidados, onde na oportunidade, a Secretária de Saúde, Meirinha Alves, destacou que a ação busca promover uma reflexão sobre os comportamentos, as emoções e os sentimentos. “Essa é uma iniciativa extraordinária, principalmente, no campo da humanização e da socialização. Falar sobre saúde mental para algumas pessoas ainda é tabu mediante algumas situações que temos presenciado sobre depressão dentre outros transtornos. Então, trouxemos esse assunto para a rua, com o intuito de as pessoas pensarem sobre si, sua vida e buscarem apoio psicológico, caso precise’’, frisou.

A Coordenadora de Saúde Mental do Município, Jessica Bacelar, falou sobre a realização do evento:  “A gente entende a grandiosidade dessa campanha, então, que o momento dessa tarde nos inspire, nos faça assimilar e entender o porquê da importância de cuidarmos da nossa saúde mental e emocional. É uma ação que precisamos de ‘janeiro a janeiro’ e que ao entrar e finalizar ano, possamos ser pessoas fortalecidas emocionalmente”, pontuou Jessica.

Liviane Moraes, Coordenadora do CAPS I, enfatiza que, “para a população de um modo geral, quanto mais pessoas tiverem conhecimento, maior será o debate e desconstrução de ideias erradas sobre os cuidados com a saúde mental”.


O órgão dispõe de oficinas terapêuticas, assistência social, psicólogo, enfermeiro, espaço amplo, sala de espera e toda comodidade para atender os interessados a falarem sobre os cuidados e importância da saúde mental.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco foi escolhido por se tratar de um mês simbólico no calendário em que representa o recomeço. Portanto, é começar o ano priorizando o olhar para dentro, o cuidar de si e também estar bem com o outro. Mas, a ideia não é somente ficar em janeiro, é apenas começar no mês e dar continuidade ao longo do ano como um movimento contínuo das pessoas. (Rahiana Costa / Dircom Prefeitura de Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.