Será que Satanás é a força invisível por trás dos problemas que afligem o mundo?

O que a Bíblia diz

A Bíblia descreve Satanás como uma pessoa real que vive no domínio espiritual invisível. (Jó 1:6) Ela nos fala de sua personalidade cruel e desumana e de suas más ações. (Jó 1:13-19; 2:7, 8; 2 Timóteo 2:26) Até mesmo conversas que Satanás teve com Deus e com Jesus estão registradas na Bíblia. — Jó 1:7-12; Mateus 4:1-11.
De onde surgiu essa criatura perversa? Muito antes de o homem existir, Deus criou seu Filho “primogênito”, que mais tarde veio a ser conhecido como Jesus. (Colossenses 1:15) Com o tempo, outros “filhos de Deus”, chamados anjos, foram criados. (Jó 38:4-7) Todos eram perfeitos e íntegros. No entanto, um desses anjos se tornaria Satanás.
Satanás não foi o nome dado a essa criatura no momento de sua criação. Esse é um  nome descritivo que significa “Adversário; Inimigo; Acusador”. Ele passou a ser chamado Satanás porque escolheu ser opositor de Deus.
Sentimentos de orgulho e de rivalidade para com Deus se desenvolveram no íntimo dessa criatura espiritual. Ele queria que outros o adorassem. Quando Jesus, o Filho primogênito de Deus, esteve na Terra, Satanás até mesmo tentou fazer com que ele lhe ‘fizesse um ato de adoração’. — Mateus 4:9.
Satanás “não permaneceu firme na verdade”. (João 8:44) Ele deu a entender que Deus era um mentiroso quando, na verdade, o mentiroso era ele. Satanás disse a Eva que ela poderia ser igual a Deus, mas era ele quem desejava isso. Por meio de tramas enganosas, alcançou seu objetivo egoísta. Ele conseguiu fazer com que Eva o considerasse superior a Deus. Ao obedecer a Satanás, Eva o escolheu como seu deus. — Gênesis 3:1-7.
Por promover uma rebelião, esse anjo, que antes era de confiança, fez de si mesmo Satanás — um adversário e inimigo de Deus e do homem. O termo “Diabo”, que significa “Caluniador”, também foi acrescentado à descrição dessa pessoa perversa. Mais tarde, esse originador do pecado influenciou outros anjos a desobedecer a Deus e se juntar a ele em sua rebelião. (Gênesis 6:1, 2; 1 Pedro 3:19, 20) Esses anjos não melhoraram a situação da humanidade. Por imitarem o proceder egoísta de Satanás, “a terra ficou cheia de violência”. — Gênesis 6:11; Mateus 12:24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.