Absorvente interno com remédio pode prevenir HIV

Um método diferente e simples pode ajudar mulheres a prevenir o HIV. Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, criaram uma espécie de absorvente interno com medicamento que se dissolve assim que entra em contato com a umidade da vagina. Para não correr risco de contrair o vírus da Aids, bastaria a mulher usá-lo minutos antes da relação sexual.
 
Os cientistas identificaram um material capaz de liberar doses bem mais altas de medicamento que outros produtos de uso tópico, como géis e cremes. Segundo o principal autor do trabalho, o bioengenheiro Cameron Ball, outras alternativas não têm apresentado bom desempenho em testes porque, em geral, as quantidades são menores, o que aumenta risco de vazamentos e conseqüente perda de eficácia.
 
Os cientistas, que contam com financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA, pretendem desenvolver os primeiros protótipos do absorvente em breve, para então começar os testes em animais. O uso regular de medicamentos via oral para prevenir o HIV em grupos de risco já foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas enfrenta problemas, principalmente, em relação à adesão de pacientes. No Brasil, a profilaxia pré-exposição está em fase experimental. Informações do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.