NÃO QUEIRA SER BATIZADO COM FOGO!

“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”  Mat 3:11
Existem muitas pessoas por aí querendo ser batizadas com fogo; creio que você já teve oportunidade de se deparar com algumas delas. Mas, será que você deseja ou já desejou ser batizado com fogo? Espero que não, mas se quis ou quer, deixe-me explicar o que você está desejando, à luz das Escrituras.

O versículo usado para desejar tal batismo está em Mateus 3.11 (acima). Primeiramente, vejamos para quem João está dizendo essas palavras. O versículo 5 do capítulo 3 de Mateus, registra que foram se encontrar com João, pessoas de "Jerusalém, toda a Judéia e toda a circunvizinhança do Jordão. É dito também, que muitos se arrependiam. Porém, logo em seguida (versículo 7), vemos que vinham também fariseus e saduceus, que foram chamados de “raça de víboras”. Temos então dois públicos bem distintos: o primeiro, dos arrependidos, pode ser classificado como o trigo, o segundo, da “raça de víboras”,  é a palha.

As pessoas deduzem que João Batista está falando de duas coisas boas, de duas bênçãos que serão concedidas por Jesus. Mas na verdade, João está mostrando dois tipos distintos de batismo: o batismo do Espírito Santo, através do qual todos os eleitos (=trigo) serão recolhidos ao celeiro, e o batismo com fogo, destinado aos perdidos (=palha). Veja que no versículo 12 isso fica bem claro: “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mt 3.12).

Veja ainda que, depois da sua ressurreição, quando Jesus está orientando os discípulos, Ele cita as palavras de João Batista “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” (At 1:5). Observe que Jesus não diz que eles seriam batizados com o Espírito Santo e com fogo, como João havia dito, pois agora o seu público é um só, dos arrependidos (=trigo).

Além da explicação clara encontrada no contexto imediato do texto, vemos que, quando as Escrituras se referem ao fogo fazendo relação a algo vindo de Deus, está associada, de modo geral, à condenação, conforme encontramos nos seguintes textos: “porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do Senhor” (Is 66:16); “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41); e em outras vezes, refere-se a algum tipo de prova, como vemos em 1 Pedro 4:12: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo”. Por outro lado, em nenhum lugar das Escrituras nos é dito que devemos pedir fogo a Deus.

Portanto, pedir para ser batizado com fogo, é pedir a condenação de Deus para as nossas vidas.

Que Deus vos abençoe!

                Pastor Mário Alcoforado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.