Criança chinesa tem olhos arrancados para tráfico de órgãos

Uma criança chinesa teve os globos oculares arrancados em um suposto esquema de tráfico de órgãos. Reportagem de uma emissora de televisão da província de Shanxi mostra o menino de seis anos, que ficou cego, em uma cama no hospital, com os olhos cobertos por uma faixa. O crime provocou uma onda de indignação na China. 
 Ouvidos pela reportagem, os pais do menino afirmam que no primeiro momento pensaram que o filho havia se ferido gravemente em uma queda no último sábado. 


Em seguida, perceberam que a criança havia sofrido uma dupla extirpação. A família mora em uma área rural e pobre. "Tinha o rosto cheio de sangue, suas pálpebras estavam ao contrário e debaixo os olhos não estavam mais no lugar", disse o pai. 
De acordo com o canal estatal CCTV, os dois globos oculares, sem a córnea, já foram encontrados pela polícia, que oferece uma recompensa de 100.000 yuanes (12.200 euros) a quem ajudar a localizar uma mulher que seria a principal suspeita. 
Segundo a AFP, citando organizações de defesa dos direitos humanos, a maioria das cirurgias de transplantes no país acontece com órgãos extirpados de condenados a morte ou de prisioneiros após a morte, geralmente sem autorização das famílias. As autoridades chinesas negam a prática. 
A tradição chinesa estipula que um morto deve ser enterrado sem ter o corpo mutilado e poucos chineses aceitam a retirada dos órgãos de um parente.
Inf. Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.