Mais oito mortes por gripe no PR são confirmadas pela Secretaria da Saúde

                                                             
Mais oito pessoas morreram por causa da gripe, no Paraná, segundo novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes ocorreram entre os dias 11 e 29 de junho. Entre os pacientes, dois eram moradores de Santana do Itararé, no norte do estado, e os demais viviam em Campo Mourão, Marialva, Cianorte, Curitiba, Piraí do Sul e Guarapuava. A Sesa já soma 32  mortes por gripe no estado desde o início de 2013. O último boletim foi divulgado na segunda-feira (15).
De acordo com a secretaria, dos oito pacientes, seis tinham doenças crônicas, o que pode ter contribuído para agravar o estado de saúde. Os prontuários também apontaram que a maioria procurou atendimento após três dias do início dos sintomas, tempo considerado tardio para recuperação.
Por isso, a secretaria recomenda aos pacientes que procurem atendimento nas primeiras 48 horas para iniciar o tratamento. O medicamento para a doença, o Tamiflu, é gratuito e distribuído em unidades de saúde dos municípios. Além disso, a secretaria também orienta a população a manter a higiene das mãos e uma alimentação saudável para ajudar a evitar a doença.
Casos de gripe
Em 2013, a Sesa já contabilizou 800 amostras positivas de gripe no Paraná. A maior parte, 376 casos, foi registrada a contaminação pelo vírus Influenza A (H1N1). O vírus Influenza B atingiu 292 pessoas, e o Influenza A (H3N3), 130 pessoas. Dois casos não conseguiram ser identificados.
Das 32 mortes registradas no estado, a cidade de Jacarezinho, no norte, foi a que mais teve vítimas, com seis mortes. Maringá, também no norte, registrou quatro vítimas fatais e a Região Metropolitana de Curitibacontabilizou outras quatro mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.