Forças policiais usam spray de pimenta para bloquear manifestantes que tentam invadir o Palácio do Itamaraty.

 
Brasília teve o protesto mais tenso e violento de sua história, quando a manifestação que reuniu 30 mil pessoas descambou para uma batalha campal na Esplanada dos Ministérios.
Houve ameaça de invasão do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, e depredação de órgãos como o Itamaraty e o Banco Central, além de três ministérios e a Catedral de Brasília.
A presidente Dilma Rousseff, alvo dos manifestantes pela primeira vez, não se pronunciou, assim como o governador Agnelo Queiroz (PT) -que estava em um evento na Embaixada da França.
O saldo de vítimas, até a conclusão desta edição, era de 55 feridos, nenhum com gravidade, segundo o Samu (serviço de emergências).
Houve três detidos, segundo a Polícia Militar, que calculou a multidão.
O protesto começou por volta das 16h, e havia uma combinação prévia com a polícia de que os manifestantes não iriam ultrapassar o espelho d´água do Congresso -cujo teto havia sido ocupado no protesto de segunda-feira.
PM, cavalaria e o Batalhão de Operações, com cães, armaram um forte esquema de segurança para conter os manifestantes. Eles formaram um cordão de isolamento para impedir a passagem da multidão às proximidades do Palácio do Planalto e do Congresso.
O ato começou pacífico. Um pequeno grupo chegou a ser recebido para falar com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), mas o encontro fracassou pois não ficou claro quem eles representavam.
Isso até às 18h30, quando cerca de mil manifestantes tentaram marchar para o Palácio do Planalto, que fica atrás do Parlamento, na praça dos Três Poderes.
Policiais e militares, que já reforçavam a segurança do palácio em que Dilma trabalha, contiveram os manifestantes com sprays de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.
Em seguida, outro grupo forçou a barreira no Congresso. Os manifestantes atiraram artefatos explosivos contra os PMs, que responderam com ao menos dez bombas de gás.
A partir daí, a situação saiu de controle. Um grande grupo marchou à direita, visando o Palácio do Itamaraty, que estava apenas com o contingente normal de segurança feita por fuzileiros navais.
Um dos principais monumentos de Brasília, o ministério teve várias paredes envidraçadas quebradas e um princípio de incêndio na sua entrada, controlado por PMs.
Alguns manifestantes entraram rapidamente no prédio, mas foram expulsos. Antes picharam "corrupção" numa parede interna.
"Foi um ato de vandalismo que não pode se repetir. Eu conclamaria a todos os manifestantes que observassem a calma e que respeitassem o patrimônio da nação", disse o chanceler Antonio Patriota à rádio CBN. "Fiquei muito indignado com o que ocorreu." 
Fonte Folha do São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.