Cientista político do Paraná fala sobre a importância do voto


Faltando apenas dois dias para o final das eleições, o professor de ciência política, José Kuiava, de Cascavel, no oeste do Paraná, fala sobre a importância do voto. Para ele, é o momento que o eleitor deixa de ser apenas mais uma pessoa para se tornar um cidadão com poderes para escolher o melhor pela cidade.

“O voto não começa na urna, no dia do votar, e não acaba na apuração dos votos da urna. A democracia é permanente, diuturno, o ano inteiro. E aí está o problema do brasileiro. Ele ainda não participa, não se engaja, não se enquadra. É um dos problemas ainda da nossa democracia. Mas eu diria, é melhor uma democracia nessas condições precárias do que não ter democracia ou algum sistema ditatorial”, disse.
 
Ele também lamenta o fato de muitas pessoas ainda preferirem abrir mão do direito de votar.
“O fato é que existe muita corrupção, a nível nacional, estadual, municipal, isso a gente sabe. Agora, na medida que o eleitor, o cidadão, o sujeito se omite na participação da política, não apenas no voto, mas, ao mesmo tempo, ele participa dos partidos políticos, das discussões sobre política, sobre o que é bom para a sociedade municipal, estadual e nacional. Quer dizer, momento que ele se aliena na política, ele está prejudicando a todos”, assegurou.

Ainda segundo Kuiava, o voto representa um poder e é essencial que todos participem da escolha. “Que todos votem. Quem tem direito a votar, quem tem o poder de votar, vá à urna agora no dia 7, domingo, e vote. Mas antes de votar, deixa a emoção em casa e vá com a racionalidade. Discuta com vizinhos, com parentes, com amigos o que é melhor para o município. Não pense: ah, eu vou votar porque ele me ajudou um dia, ou porque ajudou alguém da minha família. Esse voto não ajuda a democracia”, afirmou.
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.