Artigo José Mendonça:ONDE VAMOS PARAR NÃO FREANDO A CORRUPÇÃO

 
JOSÉ MENDONÇA
joseandrademendonca@hotmail.com
www.josemendonca.org
Facebook: José Mendonça


A falta de vergonha tem acompanhado alguns administradores públicos. Não há cinismo maior do que o governo do município de Ipiaú dizer que vai parar os serviços essenciais, alegando que a Câmara não aprovou suplementação, mas não abre as contas porque quer manipular recursos de uma secretaria para outra para colocar onde tem maior facilidade de desviar o dinheiro do povo.

A posição dos vereadores até 17 de maio coincidia com o que venho dizendo, hoje não sei mais. Não mudo minha opinião, o governo do município precisa abrir as contas e colocar a documentação à disposição de vereadores, sociedade organizada e pessoas simples do povo para examinarmos a verdade com a razão.

Fui prefeito de 2001 a 2008, quando o orçamento era apenas um milhão de reais por mês e a prefeitura não passou por esses problemas. É o que estou dizendo, falta de vergonha. O povo está vendo o desmando do município e não se manifesta. Há municípios de São Paulo e Espírito Santo que o povo se manifestou e prefeitos, vereadores e secretários foram para a cadeia.

O governo do município alega que vai parar por falta de suplementação: cesta básica, vejam como foi nesses três anos, não atendeu as famílias necessitadas, passando fome; transporte, sucateou a frota seminova adquirida em nosso governo para locar carros por um ano no valor de um carro; limpeza da cidade e apanha do lixo, no final do nosso governo gastávamos cento e vinte mil reais por mês. O atual está gastando trezentos mil reais e a cidade no lixo, principalmente onde mora a sociedade menos favorecida; ruas sem manutenção, esburacadas, zona rural com estradas intransitáveis.

Quando estive no governo, apresentava as contas mensalmente em praça pública, com trio elétrico para que a juventude se fizesse presente, colocava a documentação à disposição acompanhada do formulário folha de rosto fundamentando cada despesa, o que facilitava o acesso ao povo e a auditoria do Tribunal de Contas.

As contas eram também apresentadas em emissora de rádio e colocava à disposição da Câmara. Sandra Lemos mostrava detalhadamente entrada dos recursos, os gastos e o orçamento que estava previsto no mês.

A corrupção está grande no Brasil, o povo tem que se solidarizar com a presidenta Dilma no combate à corrupção, ajudar aos Tribunais de Contas que não têm pessoal necessário para fiscalizar in loco. O Ministério Público e a Polícia Federal estão assoberbados de denúncias e diligências, fazem um trabalho fantástico.

Se o brasileiro não tomar uma posição contra a corrupção, os problemas vão ficar para os filhos e netos, prejudicando a todos ainda nessa década. Em 2001 a receita de Ipiaú era de treze milhões/ano, hoje é de sessenta milhões, vejamos quanto foi a inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.