Encontro regional de blogueiros em Ipiaú marca nova geração da categoria


O Encontro Regional de Blogueiros, promovido pela Associação de Blogueiros do Vale Rio das Contas, ABVARC, marcou uma nova geração da categoria na tarde deste sábado 31.
O evento iniciado com um almoço na Associação Atlética Banco do Brasil de Ipiaú, AABB, contou com a participação da Associação dos Blogueiros do Sul da Bahia, ABSUL, representada pelo presidente Ederivaldo Benedito “Bené” e mais de 50 blogueiros de toda a região para discutir os temas propostos pela associação que tem como presidente Josenaldo de Jesus, o Jô da AABB.
O ENCONTRO – A reunião ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Ipiaú na qual foram apresentadas palestras acerca de temas relacionados com a atividade da imprensa na internet. A Jornalista Juliana Costa, da cidade do Salvador palestrou sobre a “Ética na Comunicação” e ressaltou a importância do tema para a prática do jornalismo.
“É muito importante que os blogueiros conheçam o código de ética do jornalismo para evitar possíveis falhas. A apuração dos fatos é imprescindível para um trabalho sério e de credibilidade” salientou.
O Jornalista Marcel Hohlenwerger palestrou sobre o tema “O fenômeno da imprensa virtual” e destacou além do surgimento da internet no Brasil, as principais características que revolucionaram a maneira de lhe dar com a informação a partir do advento das novas tecnologias.
“A internet democratizou o direito a informação através do surgimento dos blogs. “Hoje, todos nós temos a possibilidade de sermos protagonistas no meio onde vivemos. Podemos fazer um trabalho sério na luta pela justiça social e de maneira livre” ressaltou.
Dando continuidade aos temas, a professora Carolina Maria, falou do surgimento das redes sociais e de como elas funcionam para dar suporte aos veículos de comunicação na atualidade.
“As redes sociais hoje são utilizadas como ferramenta interatividade e união, por pessoas e empresas que buscam objetivos em comum. Além das redes sociais, temos as mídias sociais que sã utilizadas geralmente para a disseminação de idéias e geração de conteúdo”, acrescentou.
Durante o encontro, outros temas ainda foram levantados por blogueiros da região a exemplo da responsabilidade que deve ter os blogueiros na preservação das fontes em matérias copiadas e postadas por outros veículos. Todas as questões foram discutidas de forma democrática num ambiente em que todos aprenderam uns com os outros, numa demostração de capacidade de organização, força e coragem que a categoria de blogueiros estão fomentando nos dias de hoje.
O presidente da associação, Jô da AABB disse que o evento foi marcante e que novos acontecerão durante o ano para que a cada dia a ABVARC seja fortalecida. “Queria agradecer a todos que compareceram a nosso evento e dizer da satisfação de poder contribuir para o crescimento da blogosfera na nossa região”, agradece o presidente.
Redação e Fotos do Informe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.