Chefe da polícia britânica se demite após escândalo de grampo telefônico

O comissãrio-chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Paul Stephenson, pediu demissão neste domingo (17) após acusações sobre grampos telefônicos e suborno envolvendo o tabloide britânico "News of the World", fechado na semana passada.
A demissão ocorreu no mesmo dia em que a ex-diretora da filial britânica do jornal e ex-braço-direito de Murdoch, Rebekah Brooks, foi detida em Londres por causa das escutas ilegais.
Em uma declaração a canais de TV do país, Stephenson alegou que não tinha conhecimento sobre a magnitude das acusações de grampos no "News of the World", de propriedade da News International, parte do império de mídia News Corp, do empresário Rupert Murdoch.
Stephenson (Foto: Arquivo/Reuters)

A polícia britânica tem sido criticada por alegações de aceitar dinheiro do "News of the World" e outros jornais e de não fazer nada para investigar as acusações de grampos telefônicos. O tabloide teria interceptado ilegalmente milhares de celulares de políticos, celebridades e membros de famílias reais, entre outros, em busca de notícias exclusivas. Desde 2007, apenas duas pessoas foram presas.
Stephenson teria se mantido até setembro de 2010 como consultor na Polícia Metropolitana de Londres a Neil Wallis, ex-subdiretor do tabloide sensacionalista, detido esta semana pelo escândalo dos grampos. Sua recente viagem por cinco semanas a um balneário de luxo, avaliada em quase R$ 30.500, teria sido paga pelo jornalista, segundo jornais britânicos.
Stephenson disse que não quer que as críticas à sua conduta atrapalhem a missão da polícia de garantir a segurança nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse neste domingo que "entende e respeita" a demissão de Stephenson.

Na próxima terça-feira (19), Murdoch e seu filho James, presidente do império na Europa, serão convocados a comparecer a um comitê parlamentar britânico para explicar o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.