Rotary Ipiaú e Via Magia provoca mobilização em prol da cultura de Ipiaú e Zé Américo emociona os presentes

Publicado por Redação do Informeipiau
Redação do Informe
Publicado: 14 junho 2011
r
Rotary Ipiaú e Via Magia provoca mobilização em prol da cultura de Ipiaú e Zé Américo emociona os presentes thumbnail O Rotary Clube Ipiaú promoveu na noite desta quarta 14, um encontro que pode mudar o destino cultural do município de Ipiaú.
A convite do presidente do Rotary, Tiago Miranda, o Diretor do Instituto Casa Via Magia, Ruy César Silva, esteve presente na reunião e apresentou para a comunidade ipiauense, além do projeto”Me conta”, a importância da cultura para o desenvolvimento coletivo de uma localidade. “Ipiaú sempre esteve na vanguarda. Nos últimos anos tenho sentido Ipiaú meio esquecido, apesar da riqueza econômica que está chegando não é?. A notícia que corre é que Ipiaú terá um polo industrial. Quando empresas desse porte chegam num lugar, triplica os casos de prostituição, aumenta os casos de violência, então, é preciso muita prevenção. E isso é a cultura quem faz.” salienta Ruy.
Em parceria com organizações e universidades nacionais e internacionais, o projeto do Via Magia chega à Ipiaú, como uma alternativa de fomento a cultura. A idéia é provocar a comunidade para que a mesma seja porta voz na indentificação do seu patrimônio histórico.
“A proposta é interagir e fazer a população identificar o que há de cultura local. Entender, Educar e Expandir” acrescenta Ruy.
No decorrer da reunião, o jornalista Zé Américo demonstrou solidariedade com a causa e emocionou a platéia ao recitar um poema de sua autoria, no qual o termo “Me Conta”, título do projeto é parte da composição literária. Em suas considerações, Zé Américo, aproveitou para colocar a disposição da comunidade, o casarão da família Castro, com o intuito de proporcionar um espaço para os primeiros encontros entre os membros da sociedade ipiauense que irão fazer parte dessa corrente em prol do desenvolvimento cultural e sustentável do município e Território Médio Rio das Contas.

Idéia do Projeto Me Conta
O projeto Me Conta… é uma iniciativa de educação não formal, que se baseia na transmissão de conhecimentos que vão desde a cultura popular e a tradição oral até os saberes praticados em instituições, associações e escolas da região do Médio Rio das Contas e cidades circunvizinhas, em parceria com organizações e universidades nacionais e internacionais.
Este projeto entende que o conhecimento está na caminhada conjunta dos saberes analíticos, científicos, metodologicamente comprovados com os saberes empíricos, intuitivos, historicamente observados nas experiências diversas de um povo. Por isso, defende a inclusão das diversas fontes de saber como legítimas à práxis educacional, assim como se dava nos primórdios do exercício de pesquisa e ensino, quando não se dissociava a astronomia da astrologia, a química da alquimia, a interpretação dos fenômenos naturais do humor dos deuses. A ideia do projeto Me Conta…, portanto, é de ser um centro de pesquisa e reflexão, chamado de Universidade Livre, envolvendo atores dos mais diversos campos e lugares, saberes e fazeres produzidos pela humanidade na busca de um objetivo comum, desenvolver para transformar. Essa ideia está radicalmente ligada às origens dos termos escola, academia e universidade:

A palavra escola vem do grego scholé, que significa “lugar do ócio”. Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir (…) O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo academia (…). A palavra Universidade deriva do latim universitas magistrorum et scholarium, algo como “comunidade de mestres e estudiosos” (Revista Mundo Estranho, 2008).
É neste espaço que se pretende estimular o diálogo entre sociedade civil, iniciativa privada, instituições e autoridades locais. A promoção dessa sinergia acontece através do desenvolvimento de projetos que tem como ponto de partida e de chegada as próprias comunidades, a partir de uma necessidade local e considerando fontes de saberes diversas, tentando encontrar respostas sobre os desafios do mundo.
Desta forma, o princípio básico deste projeto é o desenvolvimento em todas as suas dimensões, cultural, social, ambiental e econômico – desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.