Inaugurado em Japumerim um dos mais importantes espaços culturais da região

A data de 20 de dezembro de 2025 fica definitivamente marcada na história do município de Itajibá como o dia em que o prefeito Marquinhos Barreto entregou à comunidade do distrito de Japumerim um dos mais importantes espaços voltados à cultura e à educação no Território de Identidade do Médio Rio das Contas.
A inauguração do Centro Cultural Psicopedagogico Euclides Neto, na noite do último sábado, contou com a presença de autoridades das esferas municipal, estadual e federal e foi abrilhantada por apresentações artísticas que sinalizaram a vocação do equipamento com capacidade de comportar 400 pessoas em confortáveis poltronas e dotado de uma excelente estrutura.
Os espetáculos apresentados pelo cantador Xangai, Orquestra Neojiba e o grupo de artes cênicas da Escola Antônio Imbassay, além do saxofonista Jeová , foram aplaudidos com entusiasmo pelo publico presente, o mesmo ocorrendo com os pronunciamentos das lideranças politicas e demais oradores.
Jeová executou em seu instrumento um belo solo do Hino de Itagibá. Os estudantes da Escola Antonio Imbassay encenaram uma coreografia com elementos da obra literária de Euclides Neto, enquanto Xangai trouxe um repertorio com pérolas da cantoria e até o romantismo de Waldick Soriano.

Ao falar da homenagem ao escritor Euclides Neto cuja obra literária e atuação pública dialogam com o povo, com a terra, com a identidade regional e com os desafios sociais, o prefeito Marquinhos Barreto explicou: “ Dar o nome de Euclides Neto a este centro de cultura é reconhecer um legado que ultrapassa fronteiras municipais e permanece atual, inspirando políticas públicas, ações educativas e culturais que cuidam das pessoas e fortalecem a nossa região”,
Marquinhos lembrou que foi da autoria do saudoso vereador Antônio da Cerâmica a proposição para que o nome do escritor fosse dado ao equipamento, e assegurou que Japumerim passa a ser uma grande referência na cultura regional, como já é na educação.

A secretária de Educação de Itagibá, Renata Rosendo, acrescentou que no equipamento também constam duas salas destinadas à educação inclusiva que promove a diversidade e a igualdade de oportunidades, eliminando barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais, para que cada aluno desenvolva seu potencial máximo.
Também fizeram uso da palavra os deputados Fabrício Falcão-PCdoB-, Neto Carleto- AVANTE-;o vice-prefeito Willhians, o Diretor de Territorialização da Cultura, Leone Costa, e Oséas Marques, Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura na Bahia, além de vereadores do município, assim como o advogado Marcelo Teixeira, filho de Euclides Neto. Todos ressaltaram a grandeza e importância do equipamento inaugurado.

Outro momento de reconhecimento e gratidão foi a entrega da titulos de cidadania itagibense aos de deputados Fabricio Falcão e Daniel Almeida, sendo que este parlamentar federal foi representado por seu filho Thiago Almeida.

Dotado de uma infraestrutura de alto padrão que envolve iluminação cênica profissional, difusores e paredes acústicas, telas de projeção, palco, camarins, sistema completo de sonorização e climatização, além de um memorial de Euclides Neto, com grandes painéis, o espaço objetiva fomentar a produção artística, a formação cultural e o acesso da comunidade a atividades culturais de qualidade. Ao redor da bela arquitetura do prédio observa-se um amplo esacionamento, área de convivência e um parque infantil. A cultura artistica também se fez presente nesta area, momentos antes da inauguração, através do grupo de percussão de Paulão e da manifestação folclorica do bumba-boi.

A noite de inauguração aconteceu em grande estilo, mostrando que o município de Itagibá, por meio do teatro inaugurado em Japomerim, pretende assumir a vanguarda dos eventos culturais nesta região da Bahia. ( José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.