Após incêndio, ONU diz que local da COP agora é responsabilidade do Brasil

Fogo teve início em um dos estandes da Blue Zone, área de acesso restrito da COP30
O espaço da Blue Zone atingido por um incêndio nesta quinta-feira (20) deixa de ser responsabilidade da ONU e passa a ser responsabilidade do governo brasileiro, segundo nota enviada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês).
O braço da ONU dedicado às mudanças climáticas esclareceu que a evacuação da área foi ordenada pelo chefe do Corpo de Bombeiros do Pará, que deve realizar uma verificação completa de segurança do local e trazer atualizações sobre o incidente. Ainda não foi confirmada a causa do incêndio.
"Observe que o local agora está sob a autoridade do país anfitrião e não é mais considerado Blue Zone", diz a nota. Antes do incidente, a seguranças da área de acesso restrito da COP ficava sob responsabilidade da ONU.
O fogo teve início na tarde desta quinta-feira em um dos estandes da Blue Zone da COP30. O incidente causou correria na área de acesso restrito, dedicada às negociações oficiais entre os países, e o local foi evacuado pela equipe de segurança. Segundo a organização da COP30, não há feridos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que a organização da COP vai dar um parecer sobre a retomada das negociações e se os participantes poderão voltar à Blue Zone ainda nesta quinta ou apenas na sexta-feira (21).

Fernanda Pinotti, da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.