Agricultores familiares aprendem a fabricar chocolate de qualidade

A Prefeitura de Ipiaú, em parceria com o Governo do Estado, através do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Rio das Contas, está realizando mais uma edição do curso de produção de chocolate.

Desta vez a capacitação destina-se aos agricultores familiares do Assentamento Carlos Marighela
O evento, na Fabrica de Chocolate do Cetep, teve inicio na última segunda-feira, 15, e prossegue até a próxima sexta-feira, 17, visando o beneficiamento do cacau e objetivando oferecer aos agricultores a oportunidade de agregar valor à produção e aumentar a renda familiar.
Nas aulas ministradas por duas ex alunas do CETEP, Luisa e Querolli, os participantes do curso estão aprendendo todas as etapas da fabricação de chocolate, desde as técnicas de fermentação e secagem do cacau, passando pela torra e quebra dos nibs até a temperagem do produto final.

INVESTINDO NA VALORIZAÇÃO

A prefeita de Ipiaú, Laryssa Dias, destacou a importância dessa parceria que o município estabeleceu com o Governo do Estado, através do CETEP:

"Estamos investindo na valorização do nosso agricultor, oferecendo conhecimento para que ele possa ampliar sua produção e gerar mais renda com o cacau, uma das maiores riquezas da nossa região."

Laryssa considera que a ação é parte do conjunto de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e reafirma o compromisso da gestão municipal em incentivar a inovação e a sustentabilidade no campo.

POPULARIZAÇÃO

Radimara Bonfim, diretora do CETEP, ressaltou a importância desse aprendizado para os agricultores familiares e lembrou que o Território do Médio Rio das Contas coloca-se entre os pioneiros na produção do cacau de qualidade, assim como vem avançando no processo de popularização do chocolate. .

Já a coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Médio Rio das Contas ( Condeter ) , Rita Rodrigues , parabenizou o CETEP por esse importante momento de popularização do chocolate e assegurou que essa tem sido uma luta conjunta do território, do Cetep e da Prefeitura de Ipiaú. ( José Américo Castro- DECOM-PMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.