Senadora do PDT propõe convocar Lupi, presidente do partido, para CPMI do INSS

Integrante da base do governo Lula (PT) no Congresso, a senadora Leila Barros (PDT-DF) protocolou um requerimento pedindo a convocação do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, presidente de seu próprio partido, para depor na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.

Além de Leila, apenas bolsonaristas pediram a convocação do ex-ministro, entre eles o relator, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Na justificativa, Leila pede que Lupi preste “os devidos esclarecimentos sobre fatos relacionados à gestão da pasta durante o período em que esteve à frente do Ministério”.

“A presença do ex-ministro Carlos Lupi será fundamental para esclarecer pontos relevantes relativos ao escopo desta CPMI, permitindo que esta comissão alcance um diagnóstico preciso da situação e, ao final, apresente propostas efetivas de aprimoramento da Previdência Social”.

Lupi saiu da Previdência em maio, em meio à crise dos descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS. A saída se deu pela percepção de que o ex-ministro não tomou providências para impedir o problema e também não reagiu como deveria após a explosão do caso.

Procurada, Leila diz que seu compromisso é com os pensionistas e com a verdade. “O papel da comissão é investigar os fatos e esse trabalho não pode ser feito sem que os ex-ministros tenham a oportunidade de dar explicações e comprovar suas condutas, levando também ao conhecimento dos membros informações importantes para que os responsáveis sejam corretamente identificados “, afirma em nota.

“A expectativa é que o ex-ministro Carlos Lupi contribua positivamente com o trabalho da comissão”.

Danielle Brant/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.