Níquel baiano exportado para três continentes no 1º semestre de 2025

Atlantic Nickel destina 51 mil toneladas do metal para América do Norte, Europa e Ásia.
Mina Santa Rita registra cinco embarques internacionais entre janeiro e junho de 2025
Produção abastece setores ligados à transição energética, como o de baterias elétricas

  O níquel extraído no subsolo de Itagibá segue ganhando espaço nos principais mercados do mundo. No primeiro semestre de 2025, cinco embarques de concentrado de níquel sulfetado saíram da Mina Santa Rita, totalizando 51.256 toneladas secas exportadas para a Finlândia, China e Canadá. Países que hoje lideram o desenvolvimento de tecnologias voltadas à energia limpa.

Com operação estável e planejada, a Atlantic Nickel manteve a regularidade dos embarques ao longo do semestre, com duas remessas destinadas à Finlândia, duas à China e uma ao Canadá. A continuidade das exportações demonstra o papel estratégico da produção local no fornecimento global de metais essenciais para a indústria moderna. Novas cargas já estão previstas para o segundo semestre.

O níquel sulfetado produzido na região tem um papel importante no cenário global, sendo matéria-prima essencial para indústrias que lideram a transição energética. Ele é utilizado, por exemplo, na fabricação de baterias para veículos elétricos — um mercado que cresce rapidamente com a busca por fontes de energia mais limpas e eficientes em todo o mundo.

“Manter o ritmo das exportações reforça o papel da operação de Itagibá no cenário internacional e também na economia regional. Cada embarque envolve dezenas de profissionais e movimenta uma cadeia de valor efetiva, que inclui transportadoras, prestadores de serviço e comércio local”, afirma 
Renata Lamas, gerente comercial e de logística outbound da Atlantic Nickel. 

Além do impacto econômico, a atividade mineradora tem reflexo direto na vida da comunidade. Cerca de 70% da força de trabalho da Mina Santa Rita é formada por moradores da região, reforçando o compromisso com o desenvolvimento local. A empresa também mantém iniciativas voltadas para a sociedade, como o Edital Social e programas que apoiam projetos nas áreas de educação, cultura, esporte e geração de renda nas comunidades anfitriãs.

Sobre a Appian Capital Brazil 

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em diversos países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com seis anos de atuação no mercado brasileiro e presente em dois estados (Minas Gerais e Bahia), o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui três ativos no país: Atlantic Nickel, Graphcoa e a subsidiária Omnigen Energy.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.

Thárcio Mesquita Mendonça/Assessor de Comunicação – Atlantic Nickel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.