Bolsonaro passa por cirurgia para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal, diz hospital
Ex-presidente está internado no DF Star em Brasília. Ele foi diagnosticado com uma obstrução parcial no intestino. Equipe médica realiza operação para 'liberação de aderências'
https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews/video/bolsonaro-passa-por-cirurgia-em-brasilia-13513637.ghtmlAs aderências no intestino de Bolsonaro decorrem das múltiplas cirurgias que o ex-presidente já fez após levar uma facada durante a campanha eleitoral de 2018.
Mais cedo, neste domingo, o senador Rogério Marinho (PL-RN), que tem acompanhado o estado de saúde do ex-presidente, disse que a cirurgia em Bolsonaro deve "demorar".
Na mesma linha, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro relatou que a equipe médica informou aos familiares que Bolsonaro está com "muitas aderências" e que a cirurgia será "longa".
A GloboNews apurou que o procedimento deve se estender até o fim da tarde e pode, inclusive, avançar pelo período da noite deste domingo.
Em uma rede social, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mencionou a operação e desejou "força" e "pronta recuperação" ao ex-presidente.
Transferência em UTI aérea
Bolsonaro foi transferido, de Natal (RN) para Brasília, em uma UTI aérea na noite deste sábado (12).
Na última sexta, ele passou mal em um evento do PL no interior do Rio Grande do Norte. Em um primeiro momento, foi atendido em um hospital na cidade de Santa Cruz (RN) e, depois, encaminhado de helicóptero para Natal, onde foi tomada a decisão de transferência a Brasília.
Neste domingo, Bolsonaro passou por uma "reavaliação clínico-cirúrgica" e foi submetido a "novos exames laboratoriais e de imagem", segundo comunicado do DF Star (leia a íntegra aqui).
Conforme o hospital, a reavaliação e os exames "evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas".
Antes de decidir pela cirurgia, a equipe médica tentava neste sábado resolver o problema com medidas clínicas, como jejum, descompressão gástrica, uso de sonda e hidratação intravenosa, mas não descartava uma cirurgia.
Em entrevista neste sábado, o médico Cláudio Birolini relatou que Bolsonaro tem tido aderências de forma recorrente. Esses episódios são comuns em pacientes que foram submetidos a várias cirurgias.
No entanto, segundo o especialista, desta vez o caso do ex-presidente "parece mais grave do que os anteriores".
Nota do hospital DF Star
Leia a íntegra da nota do Hospital DF Star:
NOTA À IMPRENSA
Brasília, 13 de abril de 2025 - O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.
Dr. Cláudio Birolini - Médico chefe da equipe cirúrgica
Dr. Leandro Echenique - Médico Cardiologista
Dr. Ricardo Camarinha - Médico Cardiologista
Dr. Guilherme Meyer - Diretor Médico do Hospital DF Star
Dr. Allisson Barcelos Borges - Diretor Geral do Hospital DF Star
Por Guilherme Mazui, Delis Ortiz, Gustavo Garcia, GloboNews, TV Globo e g1 — Brasília
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Acidente deixa 22 mortos e 5 feridos após colisão entre micro-ônibus e carreta
- Polícia descobre mala com roupas em caso de adolescentes desaparecidas na Bahia; namorado de uma delas é preso
- Ex-diretora de presídio ligada a fuga em massa em Eunápolis cobra Uldurico Junior por registro da filha domingo, Por Redação
- NOTA DE PESAR:
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário