Deputada propõe que trabalhador consiga sacar todo FGTS em caso de calamidade
A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou uma emenda para incluir na medida provisória que libera R$ 12 bilhões do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) a possibilidade de que o trabalhador possa sacar 100% dos recursos caso seja afetado por alguma calamidade.
Hoje, o chamado Saque Calamidade tem valor máximo de R$ 6.220 de cada conta de sua titularidade no FGTS, desde que haja saldo disponível. O recurso é liberado por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido sua residência, após declaração oficial da Defesa Civil do município.
A emenda da deputada altera a lei do FGTS para incluir que o valor máximo que poderá ser sacado em decorrência de desastre natural será integral “caso o trabalhador comprove que os danos sofridos comprometeram sua subsistência ou habitabilidade”.
Na justificativa, a parlamentar cita os frequentes desastres naturais sofridos pelo país, como enchentes, secas, deslizamentos de terra e tempestades, “que causam destruição e prejuízos severos a milhares de trabalhadores e suas famílias.”
Zanatta argumenta que a limitação de valor do saque não atende adequadamente às necessidades urgentes da população afetada. “A liberação total do saldo do FGTS em situações de calamidade permitirá que milhares de brasileiros reconstruam suas casas, adquiram bens essenciais e superem dificuldades financeiras em um momento crítico.”
Danielle Brant/Folhapress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Suspeito de homicídios e tráfico foge da PM, invade casa e faz duas reféns em Ipiaú
- Polícia descobre mala com roupas em caso de adolescentes desaparecidas na Bahia; namorado de uma delas é preso
- ACM Neto, Jaques Wagner e Neto Carletto estão entre os maiores patrimônios declarados ao TSE na Bahia; confira ranking
- Informativo CDL-Ipiaú.

Nenhum comentário:
Postar um comentário