Lula sugere incluir mentiras de Bolsonaro e golpismo de Temer em galeria do Planalto
Lula visita a galeria que abriga retratos de ex-presidentes e as exposições no térreo do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (9), em Brasília
A fala ocorreu durante uma visita surpresa à galeria, que foi depredada nos ataques golpistas de 8 de janeiro e reinaugurada no ano passado. Nela constam fotos de todos os ex-presidentes, com datas de nascimento e morte, e as datas dos mandatos.
Lula foi ao local acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e de servidores da presidência. Na visita, queixou-se de que não há mais informações sobre cada mandatário.
“O que eu quero é que conte a história. A Dilma foi eleita, foi reeleita e depois sofreu um impeachment por um golpe. Depois esse aqui [Michel Temer] não foi eleito, tomou posse em função do impeachment da Dilma e depois esse aqui foi eleito em função das mentiras [Jair Bolsonaro]. É isso que tem que colocar”, afirmou.
Dilma teve o mandato cassado em 2016 em processo de impeachment que tramitou na Câmara e no Senado. Ambas as Casas consideraram que a então presidente cometeu crime de responsabilidade pelas chamadas “pedaladas fiscais”, com a abertura de crédito orçamentário sem aval do Congresso. A decisão, no processo e no mérito, foi acompanhada sem contestação pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Após o afastamento de Dilma, Temer, eleito vice na chapa em 2014, assumiu a Presidência.
Segundo Janja, cada foto na galeria será acompanhada de um QR code. Quando foi refeita a galeria no ano passado, a única mudança foi a instalação de uma foto do local após a depredação em janeiro de 2023.
O presidente disse que estava apenas dando palpites. Ele sugeriu até incluir quantos votos cada um teve.
“Única coisa que eu quero é, quando a pessoa vier aqui, ao olhar na cara do presidente, saiba o que aconteceu com cada um. Por exemplo, tem presidente aqui que tem fotografia que ficou um dia só como presidente”, afirmou. Carlos Coimbra da Luz comandou o Brasil por três dias em 1955.
A visita de Lula à galeria ocorreu um dia depois de o Palácio do Planalto promover atos para marcar os dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
No térreo do Planalto, está parte das obras que foram restauradas e reapresentadas ao público na quarta, além de uma exposição que trata sobre o processo de restauração.
Em seu discurso na cerimônia, Lula citou as investigações sobre a trama golpista de 2022 e o filme “Ainda Estou Aqui”.
“Ainda estamos aqui, ao contrário do que planejavam os golpistas”, declarou.
O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou até o momento 375 réus pelos atos, que resultaram na denúncia de 1.682 envolvidos.
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
Ofertas de Fim de Semana/Mercadinho Deus Te Ama
Saúde
OFERTAS DE AGOSTO NO LOJÃO DO CONSTRUTOR
Ofertas da semana do Supermercado DI Mainha
CLIO Imagens Odontológicas
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
RC Crédito
Postagens mais visitadas
- Vereador Lucas de Vavá reúne multidão em sítio para apresentar os candidatos Robinho Federal e Eduardo Alencar
- Pai morre durante relação com a própria filha em motel de Manaus
- Adversários usam palanque esvaziado de Jerônimo em Macaúbas para dizer que ele vai perder
- ACM Neto abre 20 pontos sobre Jerônimo e chega a 56,1%, aponta pesquisa /Por Redação

Nenhum comentário:
Postar um comentário