Prefeitura de Ipiaú auxilia pacientes que necessitam de tratamentos em outra cidade

Até o último mês de junho a Secretaria de saúde de Ipiaú havia contabilizado que 11.378 pessoas haviam utilizado, neste município, os serviços do Tratamento Fora do Domicílio – TFD - que é um instrumento legal do Ministério da Saúde com o objetivo de garantir atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidade, através do SUS, a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem. Para o deslocamento desses pacientes em Ipiaú ocorreram 1.339 viagens.
 Paciente utilizando o serviço para realizar tratamento em Jequié
O serviço é oferecido em duas categorias: intermunicipal e interestadual, custeados pela gestão municipal e estadual, respectivamente. Os pacientes e seus acompanhantes recebem uma ajuda de custo destinada a alimentação durante os deslocamentos e pernoites, sendo que o valor é determinado pelo Ministério da Saúde. A secretária de Saúde, Laryssa Dias informou que 156 pacientes estão cadastrados no serviço, sendo que a maioria deles são submetidos a tratamento oncológicos, seguindo daqueles que fazem hemodiálise e apresentam outros diagnósticos.
 Paciente deve realizar pedido de serviço na Central de Regulação, no prédio da secretaria de saúde - Av Juracy Magalhães, centro
Na modalidade intermunicipal a viagem para tratamento tem, dentre outros destinos, as cidades de Jequié, Ilhéus, Vitória da Conquista, Nazaré, Feira de Santana e Salvador. Na modalidade interestadual, a cargo da Sesab, estão incluídos destinos fora do estado da Bahia, a exemplo de São Paulo. As viagens são feitas de ônibus, ambulância e automóveis. A escolha pelo meio de transporte é definida pelos médicos de acordo com a morbidade de cada paciente. Os deslocamentos dos pacientes da modalidade interestadual são feitos por via aérea.

A secretária ainda explicou que o paciente também precisa estar amparado legalmente por uma avaliação médica e encaminhado pelo médico especialista habilitado para ser atendido pelo serviço em outro município ou estado, além de estar cadastrado no SUS. “A partir desta avaliação, o paciente precisa preencher o formulário TFD do município, anexar o laudo médico do especialista correspondente e dar entrada no serviço, para ser atendido e submetido por um especialista médico da regulação, que vai avaliar o quadro clínico e indicar o transporte necessário”, acrescentou.
José Américo / DIRCOM Prefeitura de Ipiaú

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