Em um ano e meio, Cippa Lençóis resgata 1.987 animais silvestres

O trabalho de combate a crimes ambientais realizado pela Companhia de Polícia Ambiental (Cippa/Lençóis) da PM resultou na apreensão de 1.987 animais silvestres entre 2021 e maio de 2022. Deste número, 608 foram encontrados pelas equipes durante ações policiais e o restante coletado por meio de entrega voluntária da população, durante as ações preventivas e de conscientização promovidas pela unidade.
Neste domingo (5), data em que é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente, a SSP, além de destacar o trabalho desenvolvido pela unidade especializada, reforça os riscos à natureza ao manter qualquer espécie longe do seu habitat.


Além dos resgates, a Cippa também atua em situações que envolvem a extração irregular de madeira, combate a queimadas, apreensões de armas e armadilhas utilizadas para caça, abordagens em embarcações no combate a pesca proibida, pontos de desmatamento, entre outros delitos.

Neste mesmo período, cerca de 100 pessoas foram conduzidas para unidades da Polícia Civil, após serem flagradas cometendo crimes relacionados ao meio ambiente. Setenta armas foram apreendidas (entre garrunchas, espingardas, revólveres e facas) e 574 sacos de carvão localizados em diferentes ocorrências. Também entram para a produtividade, ocorrências de extração e transporte ilegal de minério (31), fornos de carvão destruídos (70), além da participação em outras 96 ocorrências deflagradas por órgãos ambientais (Sema, Inema, dentre outros).

"A caça ilegal compromete o meio ambiente, a procriação das espécies e influencia diretamente na extinção delas. Tentamos, ao máximo, conscientizar as pessoas de que animais silvestres precisam viver nos seus respectivos habitats e não dentro de gaiolas ou dentro de casa”, pontuou a comandante da Cippa Lençóis, major Sheila Karina Dias.

A Cippa (Porto Seguro) e a Coppa (Salvador e RMS) também atuam, diariamente, no combate a crimes contra o meio ambiente.
Fonte: Ascom | Silvânia Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.