Ministros do STF avaliam que é preciso poeira baixar para iniciar aproximação com Planalto

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que querem uma aproximação com o Palácio do Planalto, após a crise gerada com o perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), defendem que é preciso esperar a poeira baixar para enviar sinais ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O primeiro ponto que os magistrados querem entender é quão duradoura poderia ser uma nova ponte de diálogo. Desde o início do mandato de Bolsonaro já foram feitas algumas tentativas de aproximação, frustradas por novas crises.

O segundo ponto é quem poderia estar à frente do processo. Quando ainda era do Executivo, o ministro André Mendonça por diversas vezes desempenhou esse papel.

Como mostrou a colunista Mônica Bergamo, Mendonça manteve interlocução com a bancada evangélica e tem procurado uma solução para a crise gerada com o indulto. Seus colegas, no entanto, ainda não estão seguros de que ele seria o melhor nome. “Todos podem ajudar”, afirma um togado.

Pelo lado do Planalto, no entanto, os aliados mais próximos do presidente defendem a sinalização de uma bandeira branca o quanto antes. A avaliação é de que Bolsonaro já faturou politicamente com o episódio e, agora, é a vez de o Congresso assumir a dianteira nesse assunto. Como a Folha mostrou nesta quinta-feira (28), a campanha viu efeito eleitoral limitado com o indulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.